No dia15 de maio, as lojas Pedro Pinto dos Santos, 463; Cônego Januário da Cunha Barbosa, 82; e Luzes da Serra, 562; todas do Oriente de Campos do Jordão e integrantes do 3º Distrito da 30ª Região Maçônica da Glesp, realizaram uma importante reunião para declarar apoio ao Projeto de Reativação Turística da Estrada de Ferro de Campos do Jordão.
“A pauta do encontro foi estruturar estratégias de colaboração com as consultas públicas e promover a integração dos setores comercial, empresarial e hoteleiro. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento turístico, histórico e cultural de toda a região, resgatando o valor de uma das mais icônicas ferrovias do estado de São Paulo”, conta o Delegado da 30ª Região, Eduardo Fondello. “Atualmente, o trem turístico sai de Campos do Jordão e vai até Santo Antônio do Pinhal, mas queremos que chegue até Pindamonhangaba e que seja reativada a ‘Maria Fumaça’, que no passado foi uma grande atração turística da região”, explica o irmão.

O irmão e arquiteto José Roberto Damas Cintra, que já foi vice-prefeito de Campos do Jordão e integra o quadro de obreiros da Loja Pedro Pinto dos Santos, 463, tem orientado o apoio das lojas nessa empreitada. O projeto, liderado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, prevê investimentos significativos em trilhos, trens e equipamentos modernos, trazendo progresso e revitalização para a Serra da Mantiqueira.
Tal iniciativa dos irmãos do Oriente de Campos do Jordão, que recebeu apoio do Sereníssimo Grão-Mestre Silvio José Izepom, reforça o papel de construtor social dos maçons, buscando, por intermédio dos valores e virtudes apregoados pela Maçonaria, propiciar uma sociedade melhor para todos.

Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Maio/Junho 2025

Encerramos um ciclo administrativo que, embora breve em duração, se revelou intenso em significado. Foi uma experiência singular, vivida com honra e espírito de serviço, marcada pela entrega sincera de todos os que caminharam conosco. O tempo foi curto, é verdade, mas o desejo de acertar esteve presente em cada gesto, em cada decisão, e compensou com sobras qualquer limitação. Tivemos ao nosso lado colaboradores....
Continue lendo













