A Grande Loja Simbólica do Paraguai celebrou 102 anos de história e regularidade, no dia 13 de maio. As celebrações começaram no dia anterior, com uma cerimônia na nova sede daquela Potência e continuaram com uma Sessão Magna no templo primaz, situado na Rua Palma, Oriente de Assunção, onde tudo começou, em 1923. Representantes de Potências Maçônicas do México e do Brasil estiveram entre os irmãos que prestigiaram o evento, além de autoridades civis do Paraguai.
O Grande Secretário de Relações Exteriores da Glesp, André Micheloto, também participou da Sessão, durante a qual fez um breve discurso ressaltando a importância da Grande Loja Simbólica do Paraguai e os profundos laços de amizade que mantém com a Potência paulista. Na ocasião, o irmão Micheloto entregou uma placa comemorativa ao Grão-Mestre Carlos Sosa Jovellanos.
“O evento no Paraguai foi muito especial porque tive a oportunidade de estreitar o relacionamento com a nova administração da Grande Loja Simbólica do Paraguai, a Centenária, e o Grão-Mestre Carlos Sosa Jovellanos foi muito gentil e cortês durante nossa estadia em Assunção. Na cerimônia oficial, em celebração aos 102 anos, endossei que Glesp reconhece a Centenária como única Potência Maçônica regular no Paraguai”, lembra o Grande Secretário de Relações Exteriores da Glesp, André Micheloto.

Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Maio/Junho 2025

Encerramos um ciclo administrativo que, embora breve em duração, se revelou intenso em significado. Foi uma experiência singular, vivida com honra e espírito de serviço, marcada pela entrega sincera de todos os que caminharam conosco. O tempo foi curto, é verdade, mas o desejo de acertar esteve presente em cada gesto, em cada decisão, e compensou com sobras qualquer limitação. Tivemos ao nosso lado colaboradores....
Continue lendo













