A data de 21 de junho certamente ficará marcada na história da Glesp, não apenas por ratificar o processo eleitoral da Potência paulista, durante a Assembleia Geral Legislativa e Deliberativa, mas, também, devido à fraternidade e confraternização tão apregoadas pela Maçonaria Universal, com a participação de representantes de Potências Maçônicas nacionais e estrangeiras, e pelo clima de festa, já que à noite ocorreu a comemoração do aniversário de 98 anos da instituição, em um jantar na Casa de Portugal.
O evento contou com as ilustres presenças da comitiva da Grande Loja de Massachusetts (EUA), chefiada pelo District Deputy Grand Master, Samir Bichara; do Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja da Flórida (EUA), José F. Peixoto; do Secretário-Geral da CMSB, Edilson de Oliveira; e do Grão-Mestre da Grande Loja de Rondônia, Paulo Benevenute Tupan; entre outras autoridades maçônicas.

A Assembleia Geral da Glesp foi realizada no Teatro Liberdade, com início às 10 horas, e contou com a presença de 543 irmãos, sendo 250 representantes de lojas, 218 membros da administração, 33 Grandes Representantes de outras Potências perante a Glesp e 42 visitantes.
Durante a Assembleia Legislativa, presidida pelo Eminente Grão-Mestre Adjunto Adriano Balbino, a Comissão Permanente de Economia e Finanças apresentou o parecer sobre a Previsão Orçamentária 2025/2028, recomendando sua aprovação, o que foi ratificado pelos irmãos presentes.
Já na Assembleia Deliberativa, sob o comando do Sereníssimo Grão-Mestre Silvio José Izepom, foram apresentados os pareceres sobre os Estatutos de Lojas, as Cartas Constitutivas Definitivas, os Títulos de Maçom Emérito (91 irmãos) e os Títulos de Maçom Provectos (quatro irmãos). Entre os maçons que completaram 50 anos de Ordem, estavam presentes os obreiros Reinaldo dos Santos, da Loja Amadeu Amaral, 172, Oriente de Sertãozinho; e Angelo dos Santos, da Loja XI de Agosto de Itanhaém, 656, Oriente de Itanhém, os quais foram homenageados e receberam os diplomas e respectivas medalhas.
Finalizando a Assembleia Geral, o presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico (TEM), irmão Maurício Kubata Galvão, comunicou a aprovação do Ato Eleitoral da eleição administrativa da Glesp, realizada em 8 de maio. De acordo com a apuração final, foram computados 11.803 votos. Descontando os votos em branco (97 = 0,82%) e os nulos (51 = 0,43%), chegou-se a 11.655 votos válidos, distribuídos da seguinte maneira: 5.884 votos (50,48%) para a Chapa 1, encabeçada pelo irmão Jorge Anysio Haddad; 4.690 votos (40,24%) para a Chapa 2, do irmão Joaquim Domingues Filho; e 1.081 votos (9,27%) para a Chapa 3, do irmão Charles Jean Fusco.

Diante da vontade soberana dos irmãos de toda a jurisdição, determinou-se que a Glesp será dirigida, no triênio 2025/2028, pelo Grão-Mestre Jorge Anysio Haddad. Em ato contínuo, ocorreram a Proclamação dos Eleitos pelo TEM e as eleições para os demais cargos eletivos, órgãos da Justiça Maçônica e Comissões Permanentes.
Chá das Acácias
Enquanto acontecia a Assembleia Geral, as cunhadas se reuniram para mais um Chá das Acácias, no Salão Nobre do Palácio Maçônico Francisco Rorato. Com temática inspirada nas festas juninas, as cunhadas puderam se confraternizar em um verdadeiro Arraiá das Acácias, com músicas e comidas típicas.
Cerca de 100 cunhadas compareceram ao evento e colaboraram para uma ação solidária, já que foram arrecadados agasalhos, cobertores e roupas que serão destinados à população em situação de rua e vulnerabilidade social. Esposas de Grão-Mestres de outras Potências e de irmãos da comitiva da Grande Loja de Massachusetts também prestigiaram o Chá das Acácias e enriqueceram ainda mais as dinâmicas de integração e aproximação das mesmas. As presidentes dos Grupos das Acácias que estavam presentes no evento receberam o livro Esclarecendo as Acácias, de autoria da cunhada Cleuza Catelan de Souza.

Jantar Festivo: 98 anos da Glesp
À noite, a partir das 19h30, a Grande Secretaria de Eventos, coordenada pelo irmão Luiz Carlos Tasco, organizou um Jantar Festivo para 500 pessoas, na Casa de Portugal, para celebrar o aniversário de 98 anos de fundação da Glesp. A noite de gala foi prestigiada por autoridades e representantes de várias Potências Maçônicas. Assim como aconteceu naquela manhã, os irmãos e cunhadas da comitiva da Grande Loja de Massachusetts estiveram presentes e puderam festejar juntamente com a família Glesp, desfrutando de excelente comida, animados pelas músicas da banda Ópera Soul.
Na ocasião, o District Deputy Grand Master, Samir Bichara, em nome da Grande Loja de Massachusetts, homenageou o Sereníssimo Grão-Mestre Silvio José Izepom e o Grão-Mestre reeleito Jorge Haddad com o Diploma de Agradecimento, devido à iniciativa de organizar a Sessão de Exemplificação do Rito de York, promovendo o compartilhamento de conhecimento ritualístico entre as duas Potências Maçônicas. A comitiva americana também presentou algumas cunhadas da Glesp com um broche em formato de uma folha de acácia, em uma demonstração de simpatia e apreço pela família maçônica.


Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Maio/Junho 2025

Encerramos um ciclo administrativo que, embora breve em duração, se revelou intenso em significado. Foi uma experiência singular, vivida com honra e espírito de serviço, marcada pela entrega sincera de todos os que caminharam conosco. O tempo foi curto, é verdade, mas o desejo de acertar esteve presente em cada gesto, em cada decisão, e compensou com sobras qualquer limitação. Tivemos ao nosso lado colaboradores....
Continue lendo













