O irmão Washington Sasaki, obreiro da Loja Wolfgang Amadeus Mozart, 419, Oriente de Ourinhos, esteve em viagem pelo Peru, ocasião em que pôde conhecer mais sobre a Maçonaria local e estreitar os laços fraternais com irmãos de lá. No dia 16 de setembro, no Oriente de Lima, visitou o Palácio Maçônico da Grande Loja do Peru, fundada em 25 de março de 1882, onde foi recebido pelo Grão-Mestre Carlos Antonio Tejeda Rojas e participou de uma sessão na Loja Lealdad y Superacion, 72.
Já no dia 17, na cidade de Cusco, o irmão Washington esteve no Templo Masónico de Las Américas, no qual funcionam quatro lojas: Koricancha, 40; Estrella de Oriente, 44; Wiracocha, 141; e Kilwinning, 224. Naquela oportunidade, as lojas realizaram uma Sessão Conjunta de Reconhecimento Conjugal, que contou, também, com a participação do Grão-Mestre Carlos Antonio Tejeda Rojas.

A Loja Koricancha, 40, que trabalha no Rito de York, convidou o irmão da Glesp para participar da primeira sessão a céu aberto desde a sua fundação, ocorrida em 15 de abril de 1942. Na cidade de Cusco, foi a segunda cerimônia desse tipo, já que a Loja Estrella de Oriente, 44, realizou a primeira sessão em 2024.
Na noite de 23 de setembro, os irmãos se dirigiram ao Cerro Huanacauri, também conhecido como Wanakawri, uma montanha lendária que abriga um sítio arqueológico sagrado dos Incas. Sob o malhete do Venerável Mestre Herbert Cosio, os obreiros estenderam o tapete mosaico, organizaram a loja e celebraram a sessão.
“O local fica a 19 km de Cusco, sendo que 15 km são percorridos em uma estrada de terra ou de pedras, com muitas curvas. Está a uma altitude de 3.089 metros, mas depois tivemos de escalar mais 900 metros. Era uma noite muito gelada, com sensação térmica de 3 graus”, lembra o irmão Washington Sasaki. Durante a sessão, o irmão Fabricio Espejo fez uma explanação, abordando como tema aquele tipo de reunião a céu aberto.


Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Setembro/Outubro 2025

Meus queridos irmãos, Tivemos, no dia 20 de setembro, a primeira Assembleia Geral do nosso segundo mandato, durante a qual a principal novidade foi a realização de um desejo antigo, de uma ideia administrativa nossa, ou seja, um Poder Legislativo mais presente e participativo, o que não havia ocorrido no primeiro mandato justamente devido à ausência do Poder Legislativo na administração. Agora, logo no início....
Continue lendo



























