Os obreiros da Loja Tales de Mileto, 570, Oriente de Guarulhos, sob o malhete do Venerável Mestre Adriano Paparelli, vivenciaram uma noite para marcar a história da profícua oficina. No dia 20 de outubro, em Sessão Ordinária no Grau de Aprendiz Maçom, a oficina recebeu a visita do Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, que estava acompanhado de uma comitiva com membros da administração da Glesp.
Cerca de 90 pessoas prestigiaram a cerimônia, entre elas, representantes de 22 lojas da Glesp e duas oficinas do GOB-SP, além de autoridades maçônicas, a saber, o Grande 1º Vigilante, Luiz Eduardo Guimarães Montello; o Grande Hospitaleiro Adjunto, Milton Luiz da Silva; o Grande 1º Diácono, Rodrigo de Almeida Santiago; o Delegado da 20ª Região, Francisco Assis Rocha de Oliveira; e os Delegados Distritais da 20ª Região Sergio dos Santos Quintal (1º Distrito), Reinaldo Aparecido Ruy (2º Distrito), Eduardo Mizael Prado (3º Distrito) e Marcos Cesar de Oliveira (5º Distrito).
“Em 23 anos de existência, nunca nenhum Grão-Mestre havia visitado a nossa loja. Então ficamos muito felizes em receber o Grão-Mestre Jorge Haddad pela importância que ele traz, pela liturgia do cargo, pela representatividade, porque ele é o exemplo a ser seguido pelas lojas, e também foi uma honra ter não só o Sereníssimo, mas também as outras autoridades maçônicas”, comenta o primeiro malhete da Loja Tales de Mileto, 570.

Seguindo a ritualística, o Venerável Mestre Adriano Paparelli transmitiu o malhete ao mandatário da Glesp, que conduziu a sessão. A ordem do dia contou com a apresentação da peça de arquitetura intitulada “Tales de Mileto – o primeiro passo da razão rumo à luz”, de autoria do Aprendiz Rodrigo Duarte Benossi.
Após a explanação, a palavra foi aberta para as Colunas e o Oriente, e o Grande 1º Vigilante Luiz Eduardo Guimarães Montello compartilhou seu conhecimento acerca da formação do povo grego. O Grão-Mestre Jorge Haddad também fez uso da palavra, destacando a importância de Tales de Mileto, bem como seus seguidores Anaxímenes e Anaximandro, no período pré-socrático da filosofia, quando buscavam a arché, princípio, origem ou elemento primeiro de todas as coisas. O Sereníssimo também aproveitou a oportunidade de ter tantas lojas reunidas para dirimir dúvidas sobre a Potência e, ainda, fez um balanço do início do seu segundo mandato, abordando os projetos e desafios deste período.
O irmão Paulo Roberto Martins, decano da Loja Tales de Mileto, 570, e único fundador ativo no quadro de obreiros da oficina, fez um breve relato emocionante sobre a fundação da loja até os dias atuais. “O Grão-Mestre elogiou a organização da nossa loja e os trabalhos de base que estamos fazendo, fruto do primeiro mandato dele e seguindo a mentoria do saudoso irmão Roberto Feliciano, que era o Grande Secretário de Educação Maçônica, uma semente que está gerando bons frutos no nosso Oriente. O nosso calendário contempla Tempos de Estudo com temas específicos nas sessões ordinárias de todos os Graus em que não houver instrução ritualística ou leitura de trabalhos”, finaliza o irmão Adriano Paparelli.
Após o encerramento da sessão, os irmãos puderam se confraternizar e estreitar os laços de amizade em um copo d’água.



Fotos: Irmão Júlio Fernandes Silva (L. 400)
Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Setembro/Outubro 2025

Meus queridos irmãos, Tivemos, no dia 20 de setembro, a primeira Assembleia Geral do nosso segundo mandato, durante a qual a principal novidade foi a realização de um desejo antigo, de uma ideia administrativa nossa, ou seja, um Poder Legislativo mais presente e participativo, o que não havia ocorrido no primeiro mandato justamente devido à ausência do Poder Legislativo na administração. Agora, logo no início....
Continue lendo



























