De 5 a 7 de fevereiro, ocorreu a 44ª Comunicação Anual da Grande Loja do Alasca (Estados Unidos), no Sheraton Anchorage Hotel, ocasião em que são votadas resoluções, como o Regulamento Geral e a prestação de contas da Potência Maçônica, por exemplo. Nesse evento, também é celebrada a Sessão de Instalação e Posse do Grão-Mestre para o ano que se inicia.
As Grandes Lojas dos estados americanos do Alabama, Illinois, Washington e Óregon, assim como da Columbia Britânica (Canadá), entre outras, enviaram comitivas para prestigiar a posse do Grão-Mestre Michael Hoskin. Entre os participantes, estava o irmão Anderson de Oliveira, Venerável Mestre da Loja Cavaleiros do York de São Caetano, 902, Oriente de São Caetanos do Sul.

“Fui convidado pelo Grão-Mestre Douglas J. Studer, que deixou o cargo naquela ocasião. Eu o conheci em julho de 2024, em uma reunião do Shriners realizada em Nevada, nos Estados Unidos, e ele me convidou para ir conhecer o Alasca”, diz o irmão Anderson. “Na Grande Loja do Alasca, a sucessão é anual e não tem eleições. Os irmãos, que desejarem, participam da administração da Potência Maçônica e vão galgando os cargos na hierarquia, até chegarem a Grão-Mestre. O irmão Michael Hoskin, durante o ano de 2024, atuava como Deputy Grand Master, cargo logo abaixo de Grão-Mestre, por isso, em 2025, assumiu a direção da Grande Loja do Alasca”, explica o Venerável Mestre da Loja Cavaleiros do York de São Caetano, 902.
Entre as peculiaridades da Grande Loja do Alasca, o irmão Anderson relata que cada Grão-Mestre que assume o cargo providencia a confecção de uma moeda alusiva a sua gestão. Também adota uma gravata personalizada e exclusiva, utilizada em eventos oficiais da Potência Maçônica.
Durante a estadia no Alasca, o irmão Anderson visitou a Loja Anchorage Nº 17, localizada na cidade de Anchorage, onde também está sediada aquela Grande Loja. Teve, ainda, a oportunidade de conhecer o irmão, pesquisador e escritor Arturo de Hoyos, Grande Arquivista e Grande Historiador do Supremo Conselho do REAA para os Estados Unidos – Jurisdição Sul.

Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Maio/Junho 2025

Encerramos um ciclo administrativo que, embora breve em duração, se revelou intenso em significado. Foi uma experiência singular, vivida com honra e espírito de serviço, marcada pela entrega sincera de todos os que caminharam conosco. O tempo foi curto, é verdade, mas o desejo de acertar esteve presente em cada gesto, em cada decisão, e compensou com sobras qualquer limitação. Tivemos ao nosso lado colaboradores....
Continue lendo


















