Peça teatral sobre Jacques DeMolay e a Ordem dos Templários é encenada na Glesp

A Glesp recebeu, no dia 30 de março, a apresentação do espetáculo teatral Jacques DeMolay – o fim da Ordem do Templo, um monólogo com texto, direção e atuação do irmão John Vaz. A iniciativa teve a organização da Loja Colunas do Butantã, 213, Oriente de São Paulo, que contou com o apoio irrestrito das lojas 14 de Julho de Itapecerica da Serra, 346; Oriente de Itapecerica da Serra; Cruz de Malta, 805, Templo de Lótus, 858, ambas do Oriente de Taboão da Serra; Fraternidade de Embu das Artes, 719; Oriente de Embu das Artes; Transformação, 711, Oriente de Cotia; Fraternidade de Ribeirão Pires, 123, Oriente de Ribeirão Pires; e Leonardo da Vinci, 538, Oriente de São Paulo.

Público comparece ao Auditório Glesp para prestigiar o espetáculo

Prestigiado por cerca de 240 pessoas, entre elas, o Grande Secretário de Cultura, Samir Cury; e o Grande Secretário de Relações Interiores, Wilmer Bucheb; o espetáculo foi encenado no Auditório do Palácio Maçônico Francisco Rorato. O enredo narra a trama do rei Felipe, da França, e do papa Clemente V para incriminar a Ordem dos Cavaleiros Templários, cujos membros foram condenados pela Inquisição. Temas como as guerras em Jerusalém, a construção do Templo de Salomão, as Cruzadas e a ascensão e queda da ordem templária também fazem parte do enredo, que proporcionou uma verdadeira aula de história medieval para o deleite do público presente.

 

 

O Venerável Mestre Dener Vieira Luiz (à esquerda) recebe homenagem, entregue pelo Grande Secretário de Cultura Samir Cury e pelo Grande Secretário de Relações Interiores Wilmer Bucheb (à direita)

Ao término do evento, o Venerável Mestre da Loja Colunas do Butantã, 213, Dener Vieira Luiz, recebeu um Certificado de Mérito Cultural pelo trabalho de sua gestão, sempre preocupada com as questões culturais em prol da sociedade e da família maçônica.

“Gostaria de ratificar meus sinceros agradecimentos ao Grande Secretário de Cultura da Glesp, irmão Samir Cury, pois sem o seu apoio nada seria possível, e desejar-lhe muito sucesso à frente de sua pasta”, disse o irmão Dener Vieira Luiz.

As lojas que apoiaram o evento também receberam as devidas reverências, e seus representantes foram chamados ao palco em reconhecimento pelo incentivo à cultura, a saber, os irmãos Jobel Santos Corrêa (L. 123), Heldenson Soares de Almeida Júnior (L. 346), Ronald Todorovic (L. 538), Ricardo Barbosa Silva (L. 711), Nilton Machado de Jesus (L. 719), Carlos Antônio Rafael de Mesquita (L. 805) e Adriano Kuhinica Amaral (L. 858).

Representantes das lojas que apoiaram a realização do evento

Editorial Sereníssimo Grão-Mestre março-abril 2024

Elegendo a modernidade e a humanidade A evolução das comunicações e transmissão de documentos é uma fascinante jornada que atra­vessa séculos de inovação e progresso tecnoló­gico. Desde os tempos antigos, quando as mensagens eram transmitidas por mensageiros, sinais de fumaça ou pombos-correio, até os dias de hoje, onde a comu­nicação instantânea e a transmissão de documentos são possíveis com apenas um clique. Tecnologicamente o mundo....

Continue lendo