No dia 7 de maio, a Glesp recebeu a visita monitorada de alunos e professores da Etec Carlos de Campos. O grupo foi recepcionado pelo irmão Fábio Espinosa, que mostrou as dependências do Palácio Maçônico Francisco Rorato e apresentou o acervo e a história da instituição, desde a sua fundação até os dias atuais. A iniciativa integra o programa Movimento Conheça a Glesp.
Os visitantes estavam sob a coordenação da professora Alessandra Blengini Mastrocinque Martins, que ministra a disciplina de Teoria e Técnica Profissional do Guia de Turismo Nacional e América do Sul, no curso técnico em Agenciamento de Viagem da Etec Carlos de Campos e Extensão da Escola Estadual Presidente Roosevelt.
“Somos do curso técnico em agenciamento de viagens, da Etec Carlos de Campos, no bairro do Brás. É um curso gratuito, no qual temos uma sala chamada Extensão que fica na Rua São Joaquim, na Escola Estadual Presidente Roosevelt. Este curso existe há muitos anos e faz parte do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Centro Paula Souza. No curso de Agenciamento de Viagem, trabalhamos o desenvolvimento de roteiros turísticos e, também, a formação do guia de turismo, enquanto um profissional que irá conduzir os visitantes por diferentes roteiros”, explica Alessandra. “Para este semestre, os alunos do terceiro módulo desenvolveram um roteiro que se chama Faces da Liberdade, no qual mostram as nuances do bairro, como a Liberdade oriental, a Liberdade negra, a Liberdade geek, a parte gastronômica, de entretenimento. E, com esse roteiro, acabamos tendo a oportunidade de conhecer a Glesp, por intermédio de um convite do Grão-Mestre Jorge Haddad”, conta a docente.
Segundo Alessandra, a atratividade e o interesse de conhecer a Maçonaria são muito fortes. Já era realizado um roteiro mostrando as peculiaridades da Liberdade, que incluía a passagem em frente ao Palácio Maçônico, que era apenas visto de fora e sem nenhuma participação da instituição nas informações transmitidas.
“Os alunos gostaram muito, fizeram muitas perguntas, o Fábio é uma pessoa muito preparada para conduzir e explicar, tem bastante tranquilidade e segurança nas respostas. Os alunos ficaram muito curiosos, porque é um tema interessante, tem muita informação, é até difícil assimilar tudo, são vários elementos, mas o que é apresentado nesse espaço nos conecta com outros conhecimentos que temos. A curiosidade e o interesse são as palavras que representam muito bem essa visita. Foi bem legal, estou muito satisfeita com o resultado e acredito que pode ser uma parceria promissora”, finaliza a professora Alessandra.
Movimento Conheça a Glesp
Idealizado pelo Grão-Mestre Jorge Anysio Haddad, o Movimento Conheça a Glesp tem como objetivo principal apresentar à população e à família maçônica a Grande Loja do Estado de São Paulo.
Trata-se de um programa de visitações receptivas e monitoradas ao Palácio Maçônico Francisco Rorato, realizadas semanalmente, durante as quais, grupos previamente cadastrados terão a oportunidade de conhecer as dependências, o acervo e a história da Glesp ao longo do tempo, desde a sua fundação até os dias atuais.
O Movimento Conheça a Glesp conta com a parceria da Etec – Escola Técnica Estadual. Para agendamentos, é necessário entrar em contato pelo telefone 11 3346-8399 (ramal 240) ou pelo e-mail saladeleitura@glesp.org.br.
Editorial Sereníssimo Grão-Mestre março-abril 2024
Elegendo a modernidade e a humanidade A evolução das comunicações e transmissão de documentos é uma fascinante jornada que atravessa séculos de inovação e progresso tecnológico. Desde os tempos antigos, quando as mensagens eram transmitidas por mensageiros, sinais de fumaça ou pombos-correio, até os dias de hoje, onde a comunicação instantânea e a transmissão de documentos são possíveis com apenas um clique. Tecnologicamente o mundo....
Continue lendo