Membros da administração e irmãos da Glesp prestigiam a 53ª CMSB

Grão-Mestre Jorge Haddad é recepcionado na solenidade de abertura da 53ª CMSB

De 17 a 20 de julho, no Oriente de Pernambuco, aconteceu a 53ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB. A Grande Loja de Pernambuco, sob o malhete do Grão-Mestre Flavio José de Amorim, foi a anfitriã e organizadora do evento, que contou com as tradicionais plenárias para Grão-Mestres e Grandes Secretários de Relações Exteriores e palestras com temas maçônicos e de interesse geral, todas realizadas na capital Recife, no Hotel Atlante Plaza, localizado na praia de Boa Viagem.

O Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad participou da 53ª CMSB, acompanhado de diversos membros da administração e irmãos da Glesp, entre eles, o Eminente Grão-Mestre Adjunto Joaquim Domingues Filho; o Grande Secretário de Relações Exteriores, André Micheloto; o Grande Secretário de Eventos, Luiz Carlos Tasco; e o Past Grão-Mestre Ronaldo Fernandes.

 

Grão-Mestres das Grandes Lojas brasileiras

Durante a Plenária dos Grandes Secretários de Relações Exteriores, um dos temas apresentados pela Glesp foi a necessidade de inclusão de jovens na Maçonaria. “Nós precisamos trazer jovens para a Maçonaria e debater como podemos fomentar isso nas lojas. Esse tema foi muito bem aceito porque a Maçonaria está ficando velha, estamos atingindo uma média de idade bem elevada e precisamos trazer novas ideias com os jovens, mas, obviamente, trata-se de um desafio muito grande. Como é que viabilizaremos isso para os jovens? Esse tema foi inserido no relatório final apresentado para os Grão-Mestres”, explica o Grande Secretário de Relações Exteriores, André Micheloto.

Na ocasião, o irmão André Micheloto passou a integrar a Comissão de Reconhecimento da CMSB, cujo objetivo é fazer uma análise prévia dos pedidos de extensão de reconhecimento enviados por outras Potências, nacionais e internacionais, às Grandes Lojas brasileiras. “Quando tiver alguma questão específica ou for um caso com alguma peculiaridade, é essa comissão que vai fazer um trabalho prévio de análise do pedido de reconhecimento para deixar meio que preparado para todas as Grandes Lojas. É um trabalho que estamos começando, mas nossa intenção é sermos referência nessa questão. Hoje, vamos buscar esse tipo de referência nas comissões de reconhecimento dos Estados Unidos ou da Europa”, diz o Grande Secretário de Relações Exteriores da Glesp.

Membros da administração, irmãos e cunhadas da Glesp prestigiaram a CMSB

Já na manhã do dia 19 de julho, a comissão responsável pela redação da Carta de Recife apresentou o documento finalizado para a anuência dos Grão-Mestres. Entre outros posicionamentos, a Carta de Recife manifestou posição contrária à interrupção da gestação por livre vontade, respeitadas as hipóteses atualmente previstas em lei, e a descriminalização do porte de qualquer tipo de entorpecente.

No dia 20 de julho, a família maçônica se reuniu para a solenidade de encerramento da 53ª CMSB, que contou com a apresentação de diversas atrações regionais do Nordeste brasileiro. Na ocasião, o Grão-Mestre da Grande Loja de Pernambuco e presidente da 53ª Assembleia Geral Ordinária, irmão Flavio José de Amorim, passou a bandeira da CMSB ao Grão-Mestre da Grande Loja do Amazonas, irmão Marcelo Barbosa Peixoto, que passa a presidir a próxima edição do evento, que acontecerá de 9 a 13 de julho de 2025, na cidade de Manaus.

O Grão-Mestre da Grande Loja de Pernambuco, irmão Flavio José de Amorim (à direita), passa a bandeira da CMSB ao Grão-Mestre da Grande Loja do Amazonas, irmão Marcelo Barbosa Peixoto, que presidirá a próxima edição do evento


Editorial Sereníssimo Grão-Mestre – Maio/Junho 2024

Meus irmãos, Estamos atravessando dias difíceis para a sociedade, a família e a justiça. No próximo dia 6 de outubro, quando ocorrerão as eleições, vamos escolher com responsabilidade, como nos ensinam nossos rituais, um candidato que defenda os valores morais e éticos, e por isso não poderíamos deixar de orientar a nossa família maçônica a exercer o direito de voto e não se isentar dessa....

Continue lendo