A Loja Libertas, 35, Oriente de São Paulo, sob o malhete do Venerável Mestre Alberto Monteiro Barroso de Sousa, realizou, no dia 1º de fevereiro, uma Sessão Magna Branca para a comemoração de seu 103º aniversário de fundação. Entre o público presente, além das cunhadas, sobrinhos e demais convidados, estavam também o Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, o Delegado da 5ª Região, Sidney Chica Pimentel; e o Delegado do 2° Dis-trito da 5° Região, Sigmar Dupre Guimarães; abrilhantando ainda mais a cerimônia comemorativa.
A Sessão foi dividida em duas partes. Na primeira etapa, realizou-se a Leitura da Instrução Histórica, quando foram lembradas a imigração dos italianos ao Brasil em busca de uma terra livre da guerra, a força moral do primeiro Venerável Mestre da loja, irmão Vicente Ferraiollo, e as proezas do irmão Tenente Cabanas, que participou ativamente na Revolução de 1924, em São Paulo, e apoiou a Revolução Constitucionalista de 1932. Também integraram a narrativa histórica da loja fatos como a ida dos irmãos João Cabanas e Roque Friguglietti ao Palácio do Catete, integrando uma comissão para argumentar com o presidente Getúlio Vargas a reabertura das lojas maçônicas no Brasil; a Iniciação do irmão Jânio Quadros, a curiosa história do irmão Manuel de Nóbrega, radialista, humorista e idealizador do programa de televisão Praça da Alegria; e o exercício do cargo de Grão-Mestre do GOSP pelo irmão Danylo José Fernandes, em 1971, época em que a Loja Libertas estava no Grande Oriente do Brasil.
Após a Leitura da Instrução Histórica, os irmãos cantaram o hino da loja e recitaram a poesia Para Sempre Libertas. Em seguida, a sessão entrou em sua segunda parte, ocasião em que se realizou a abertura da Urna dos 100 anos. Cartas, objetos e vídeos com grande significado, deixados na urna por valorosos irmãos, emocionaram a todos.
O Venerável Mestre Alberto Monteiro Barroso de Sousa entregou alguns mimos ao Grão-Mestre Jorge Haddad e ao Delegado da 5ª Região, Sidney Chica Pimentel. Em seguida, o principal dignitário da Glesp fez uma linda fala de exaltação e respeito às famílias maçônicas, em especial ao papel fundamental que as cunhadas proporcionam para os irmãos e para a Maçonaria em geral.
Após a sessão, a oficina aniversariante ofereceu um ágape aos convidados, que teve o seu auge o momento em que todos cantaram “Parabéns”, e as cunhadas cortaram o bolo de aniversário dos 103 anos da Loja Libertas, 35.
Editorial Sereníssimo Grão-Mestre março-abril 2024
Elegendo a modernidade e a humanidade A evolução das comunicações e transmissão de documentos é uma fascinante jornada que atravessa séculos de inovação e progresso tecnológico. Desde os tempos antigos, quando as mensagens eram transmitidas por mensageiros, sinais de fumaça ou pombos-correio, até os dias de hoje, onde a comunicação instantânea e a transmissão de documentos são possíveis com apenas um clique. Tecnologicamente o mundo....
Continue lendo