Mais de 220 irmãos prestigiaram a entrega da Carta Constitutiva Provisória à Loja Copázio e as Uvas, 932, Oriente de São Paulo, em cerimônia conduzida pelo Venerável Mestre Edson Carlos Miranda Monteiro, no dia 6 de maio, no Templo Nobre do Palácio Maçônico Francisco Rorato, sede da Glesp.
O evento contou com a participação de diversas autoridades maçônicas e Grandes Oficiais da Potência paulista, entre os quais estavam o Sereníssimo Grão-Mestre Silvio José Izepom, o Grande Orador, Ernesto Von Planckenstein Quissak; o Delegado da 1ª Região, Geraldo Magela Ribeiro; o Past Grão-Mestre Salim Zugaib, o Past Grão-Mestre Adjunto José Renato dos Santos e o membro da Grande Secretaria de Cultura, Fabio Espinosa, além de vários Delegados Regionais e Distritais da jurisdição maçônica da Glesp.

“Foi um momento muito emocionante, mas também estressante, porque veio muita gente, tivemos de pegar cadeiras avulsas para colocar no Templo Nobre, mas a sabedoria do Grande Arquiteto do Universo é imensa, e couberam todos os irmãos, sentados e acomodados perfeitamente”, relata o Venerável Mestre Edson Carlos Miranda Monteiro. “A presença do Grão-Mestre Silvio José Izepom deixou-nos muito felizes. Ele permitiu que eu conduzisse a Sessão, passando o malhete para mim após o início da cerimônia”, comenta o irmão.

A Loja Copázio e as Uvas, 932, foi fundada no dia 31 de março de 2025, por 15 Mestres, e trabalha no Rito Moderno. O estatuto da oficina já está pronto, e agora seus obreiros aguardam a aprovação e oficialização em Assembleia Geral. “Já temos mais cinco irmãos que serão filiados em nossa loja e estamos prestes a realizar a Iniciação de mais três candidatos. Acredito que daqui a três ou seis meses conseguiremos a nossa Carta Constitutiva Definitiva. Nosso objetivo é fazer crescer o Rito Moderno, então já fundamos o Capítulo Copázio e as Uvas, Nº 26, o primeiro e único da Glesp nesse rito, e também iremos inaugurar, no dia 2 de julho, um podcast sobre políticas públicas, que contará com a participação de irmãos”, revela o Venerável Mestre Edson Carlos Miranda Monteiro.

Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre Março/Abril 2025

Chegamos ao fim do nosso pleito eleitoral na Glesp. Encerramos não apenas uma etapa administrativa, simbolicamente, lustramos as colunas que doravante sustentarão um novo ciclo institucional. Este é o momento de refletir, à luz dos princípios da Arte Real, sobre os rumos que se anunciam e valores que devem orientar cada passo de uma honrada gestão. Àqueles que foram conduzidos ao exercício da liderança por....
Continue lendo