Loja Copázio e as Uvas recebe Carta Constitutiva Provisória

O Venerável Mestre Edson Carlos Miranda Monteiro recebe a Carta Constitutiva Provisória

Mais de 220 irmãos prestigiaram a entrega da Carta Constitutiva Provisória à Loja Copázio e as Uvas, 932, Oriente de São Paulo, em cerimônia conduzida pelo Venerável Mestre Edson Carlos Miranda Monteiro, no dia 6 de maio, no Templo Nobre do Palácio Maçônico Francisco Rorato, sede da Glesp.

O evento contou com a participação de diversas autoridades maçônicas e Grandes Oficiais da Potência paulista, entre os quais estavam o Sereníssimo Grão-Mestre Silvio José Izepom, o Grande Orador, Ernesto Von Planckenstein Quissak; o Delegado da 1ª Região, Geraldo Magela Ribeiro; o Past Grão-Mestre Salim Zugaib, o Past Grão-Mestre Adjunto José Renato dos Santos e o membro da Grande Secretaria de Cultura, Fabio Espinosa, além de vários Delegados Regionais e Distritais da jurisdição maçônica da Glesp.

O Templo Nobre ficou lotado e recebeu cadeiras extras para acomodar todos os irmãos

“Foi um momento muito emocionante, mas também estressante, porque veio muita gente, tivemos de pegar cadeiras avulsas para colocar no Templo Nobre, mas a sabedoria do Grande Arquiteto do Universo é imensa, e couberam todos os irmãos, sentados e acomodados perfeitamente”, relata o Venerável Mestre Edson Carlos Miranda Monteiro. “A presença do Grão-Mestre Silvio José Izepom deixou-nos muito felizes. Ele permitiu que eu conduzisse a Sessão, passando o malhete para mim após o início da cerimônia”, comenta o irmão.

A partir da esquerda: Venerável Mestre Edson Carlos Miranda Monteiro, Grão-Mestre Silvio José Izepom e o Delegado Regional Geraldo Magela Ribeiro

A Loja Copázio e as Uvas, 932, foi fundada no dia 31 de março de 2025, por 15 Mestres, e trabalha no Rito Moderno. O estatuto da oficina já está pronto, e agora seus obreiros aguardam a aprovação e oficialização em Assembleia Geral. “Já temos mais cinco irmãos que serão filiados em nossa loja e estamos prestes a realizar a Iniciação de mais três candidatos. Acredito que daqui a três ou seis meses conseguiremos a nossa Carta Constitutiva Definitiva. Nosso objetivo é fazer crescer o Rito Moderno, então já fundamos o Capítulo Copázio e as Uvas, Nº 26, o primeiro e único da Glesp nesse rito, e também iremos inaugurar, no dia 2 de julho, um podcast sobre políticas públicas, que contará com a participação de irmãos”, revela o Venerável Mestre Edson Carlos Miranda Monteiro.

Diversas autoridades maçônicas prestigiaram a sessão, entre elas, o Grande Orador Ernesto Von Planckenstein Quissak (em pé)

Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre Março/Abril 2025

Chegamos ao fim do nosso pleito eleitoral na Glesp. Encerramos não apenas uma etapa administrativa, simbolicamente, lustramos as colunas que doravante sustentarão um novo ciclo institucional. Este é o momento de refletir, à luz dos princípios da Arte Real, sobre os rumos que se anunciam e valores que devem orientar cada passo de uma honrada gestão. Àqueles que foram conduzidos ao exercício da liderança por....

Continue lendo