Assembleia Geral: vencedor do 1º Concurso de Artigos Acadêmicos para Mestres Maçons recebe diploma

A Assembleia Geral Deliberativa e Legislativa da Glesp, realizada no Teatro Liberdade, dia 16 de março, recebeu a presença de 528 irmãos, sendo 306 representantes de lojas, 126 membros da administração, 20 Grandes Representantes de outras Potências e 76 visitantes.

Durante a Assembleia Deliberativa, presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, ocorreu a entrega do diploma ao vencedor do 1º Concurso de Artigos Acadêmicos para Mestres Maçons, organizado pela Grande Secretaria de Cultura em parceira com a Loja de Pesquisas Quatuor Coronati São Paulo Nº 333. O irmão Gothardo Rodrigues Backx Van Buggenhout, obreiro da Loja União do Vale, 214, Oriente de São José dos Campos, foi o primeiro colocado, com o artigo A religião, o livre-arbítrio e a verdade.

O irmão Gothardo Rodrigues Backx Van Buggenhout (no centro) recebe o diploma referente ao 1º lugar no Concurso de Artigos Acadêmicos para Mestres Maçons

 

Outros 14 irmãos também foram reconhecidos pelos artigos elaborados e receberam o Certificado de Participação com Excelência, a saber: João Lucio Comune, Loja 14 de Julho, 296, Oriente de Campinas; Diogo Presa Santos Nascimento, Loja Colunas de Piedade, 245, Oriente de Piedade; André Lucas Leite Silveira, Loja Fernando Rogich Vieira, 556, Oriente de Araçoiaba da Serra; Eduardo Fávero Pacheco da Luz, Loja União do Vale, 214, Oriente de São José dos Campos; Marco Antonio da Luz, Loja Alberto Santos Dumont II, 644, Oriente de Ribeirão Preto; Marcelo Cássio Necho, Loja Fraternidade Alphaville, 396, Oriente de Santana de Parnaíba; Mauro Hermógenes Lopes Covre, Loja Luz e Trabalho, 144, Oriente de Ilha Solteira; Evandro Rizzo, Loja Honra e Glória, 835, Oriente de Botucatu; Ariel Mariano, Loja Libertas de Salto, 637, Oriente de Salto; José Lucas Perroni Kalil, Loja Estrela de Jundiaí II, 343, Oriente de Jundiaí; Névio Guilherme dos Santos Burgos, Loja Portal da Luz, 646, Oriente de Guaratinguetá; Joaquim Gonçalves Machado Neto, Loja Major Hilário Tavares Pinheiro, 195, Oriente de Jaboticabal; Aldo César do Nascimento Vecchini, Loja Renovadora de Barretos, 68, Oriente de Barretos; e Fábio Lopes Cenachi, Loja Acácia dos Pinheirais, 480, Oriente de Caieiras. Os Delegados Regionais entregaram os certificados, posteriormente, em sessões realizadas nas respectivas oficinas maçônicas.

Todos os trabalhos vencedores foram publicados em uma edição da revista Ars Regum, editada pela Loja de Pesquisas Quatuor Coronati São Paulo Nº 333. A publicação pode ser acessada pelo aplicativo da Glesp, na seção Publicações, opção Grande Secretaria de Cultura.

Ao término da Assembleia Deliberativa, teve início a Assembleia Legislativa, conduzida pelo Eminente Grão-Mestre Adjunto Joaquim Domingues Filho.

O Hotel Leques recebeu 100 cunhadas para o Chá das Acácias

Chá das Acácias
Durante a Assembleia Geral, as cunhadas puderam participar do Chá das Acácias, naquela oportunidade realizado no Hotel Leques. Cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a palestra da cunhada e psicanalista Hortência R. Penachio, que discorreu sobre propósitos de vida. Na ocasião, foram arrecadados sabonetes e pastas de dente, que serão doados para a Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, do Oriente de Carapicuíba.

“As campanhas beneficentes estão sendo bem recebidas pelas cunhadas, que arrecadam também junto aos seus Clubes das Acácias e trazem as doações. Temos cunhadas de todo o estado de São Paulo participando, algumas vêm de Araraquara, Assis, Fernandópolis, Pereira Barreto, Marília, Rio Preto, Tanabi, Santo André, Campinas, São Caetano, Jundiaí, São Paulo e muitas outras cidades, de longe e de perto, muitas nunca tiveram a oportunidade de conhecer a Glesp. Nosso próximo encontro será dia 15 de junho, também no Hotel Leques”, comenta a cunhada Renata Mascioli Haddad, esposa do Grão-Mestre Jorge Haddad e responsável pela organização do Chá das Acácias.

A palestra do Chá das Acácias ficou a cargo da cunhada e psicanalista Hortência R. Penachio, que discorreu sobre propósitos de vida

 

 


Editorial Sereníssimo Grão-Mestre março-abril 2024

Elegendo a modernidade e a humanidade A evolução das comunicações e transmissão de documentos é uma fascinante jornada que atra­vessa séculos de inovação e progresso tecnoló­gico. Desde os tempos antigos, quando as mensagens eram transmitidas por mensageiros, sinais de fumaça ou pombos-correio, até os dias de hoje, onde a comu­nicação instantânea e a transmissão de documentos são possíveis com apenas um clique. Tecnologicamente o mundo....

Continue lendo