A Loja Guardiões da Lealdade e Justiça, 550, Oriente de Taubaté, prestou uma bela homenagem às cunhadas, em evento realizado no mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres (8 de março).
Sob o malhete do Venerável Mestre Carlos Alberto Chamelli Paes, o 1º Festival das Damas foi celebrado no dia 15 de março e contou com a participação de 26 pessoas (13 casais). A cerimônia iniciou-se com uma rápida apresentação do templo maçônico para as Acácias, já que muitas cunhadas não o conheciam ainda. Logo após as boas-vindas a todos, prestaram-se as devidas homenagens às mulheres e foi realizada a leitura da biografia da poetiza Cora Coralina e de três de seus poemas.
“O Festival das Damas está previsto em nosso Ritual de Emulação e foi realizado pela primeira vez no ano de 1700, sendo uma forma de homenagear as cunhadas, ou Acácias. A ideia de realizá-lo surgiu durante o nosso primeiro Banquete Ritualístico, celebrado no final de 2023, e um dos fundadores da loja, o irmão Reinaldo Pires Galvão, Maçom Emérito, sugeriu que realizássemos o Festival das Damas da loja”, explica o irmão Chamelli. “Desenvolvemos um ‘ritual’, visto que o nosso manual apenas cita o evento como forma de homenagear às cunhadas e aproximar mais ainda as famílias. Reorganizamos todo o templo para acomodarmos a todos, e a entrada dos casais foi feita formalmente, com o anúncio dos nomes dos irmãos e das cunhadas”, lembra o Venerável Mestre da Loja Guardiões da Lealdade e Justiça, 550.
Ainda durante o 1º Festival das Damas, que contou com a presença do Delegado do 4º Distrito da 30ª Região, irmão João Clayton dos Santos, pertencente ao quadro da loja anfitriã, foram entregues um mimo e um botão de rosa para cada uma das cunhadas. Os irmãos Reinaldo e João Clayton fizeram uso da palavra para enaltecer as mulheres e o evento, como forma de reconhecimento pelo apoio das cunhadas aos maçons.
“Todos gostaram desse momento de união e confraternização que tornaram mais fortes os laços que nos unem. Foi um evento excelente, com um ambiente muito festivo, alegre e de confraternização entre todos. Ao final, na palavra aberta às cunhadas e aos irmãos, ficou definido que incorporaremos esse evento em nosso calendário anual”, finaliza o Venerável Mestre Chamelli.
Editorial Sereníssimo Grão-Mestre – Maio-Junho 2024
Nas lojas, em sua maioria, após as eleições assumiram novas administrações, colocando novos Veneráveis Mestres eleitos que iniciaram seus trabalhos no mês de agosto. Neste ano, pela primeira vez, realizamos as eleições de maneira totalmente virtual pelo aplicativo da Glesp para o celular, e, ainda, respeitando o Tribunal Eleitoral Maçônico (TEM), o pleito ocorreu de maneira presencial, pois jamais, de maneira alguma, gostaríamos de infringir....
Continue lendo