A Glesp realizou, no dia 20 de setembro, às 10 horas, no Teatro Liberdade, a primeira Assembleia Geral Legislativa e Deliberativa sob o comando da nova administração eleita para o triênio 2025-2028. A Assembleia Legislativa foi presidida pelo Eminente Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia, e a condução da Assembleia Deliberativa ficou a cargo do Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, eleito para o segundo mandato.
O evento contou com a participação de 781 irmãos, sendo 394 representantes de loja com direito a voto, 349 visitantes – entre os quais estão computados também os membros da administração – e 38 Grandes Representantes de outras Potências perante a Glesp.

Além dos dois principais dignitários da Glesp, outras autoridades maçônicas também prestigiaram a sessão, entre elas, os Past Grão-Mestres Salim Zugaib, Francisco Gomes da Silva e Ronaldo Fernandes; e os Past Grão-Mestres Adjuntos Antonio Carlos de Souza, Joaquim Domingues Filho, José Renato dos Santos e Silvio Clóvis Corbari.
Durante a Assembleia Geral, ocorreu o reconhecimento da inclusão da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca e dos Ritos Maçônicos Adonhiramita, Brasileiro, Moderno, RER – Rito Escocês Retificado e York Americano, no Art. 2º da Constituição da Glesp, o qual passou a ter a seguinte redação:
“Art. 2° – A Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo tem por finalidade precípua a prática e difusão do simbolismo maçônico, respeitados os Landmarks e obedecidos os enunciados do preâmbulo, que se integra a esta Constituição. As Lojas pautarão seus estudos e trabalhos nos graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre, dos ritos Escocês Antigo e Aceito, de Schröder, de São João, Moderno, Adonhiramita, York Americano, RER – Rito Escocês Retificado, Brasileiro e de Emulação, compreendendo o Supremo Grande Capítulo dos Maçons da Ordem do Sagrado Arco Real de Jerusalém, instância do aperfeiçoamento do Rito (onde o Primeiro Grande Principal ou Sumo Sacerdote será sempre o Grão-Mestre). Também integram as ordens colaterais reconhecidas pela Glesp a Grande Loja de Mestres Maçons da Marca, o Grande Priorado das Ordens Unidas, Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo, de São João, de Jerusalém, Palestina, Rhodes e Malta, o Grande Colégio do Santo Arco Real dos Cavaleiros Sacerdotes Templários e outros que vierem a ser reconhecidos por sua Assembleia Deliberativa, podendo, inclusive, criar ou retificar rito maçônico próprio na Maçonaria Simbólica.
Parágrafo Único – A Glesp poderá apoiar, mediante propostas fundamentadas, escolas em todos os níveis, asilos, creches, orfanatos, hospitais, fundos beneficentes, centros recreativos, bibliotecas e entidades de caráter filantrópico, beneficente e cultural, mediante prévia aprovação em Assembleia Geral Deliberativa.”

Ainda no decorrer do evento, a Comissão Permanente de Economia e Finanças e a Comissão Permanente de Beneficência Maçônica apresentaram os pareceres sobre o Balanço Patrimonial encerrado em 30 de junho de 2025. Já a Comissão Permanente de Assuntos Gerais, além dos pareceres referentes à aprovação de Cartas Constitutivas Definitivas, também apresentou a aprovação para concessão de 98 Títulos de Maçom Emérito e oito Títulos de Maçom Provecto a obreiros da jurisdição. Entre os novos irmãos Provectos, ou seja, com 50 anos de dedicação à Ordem, dois deles estavam presentes na Assembleia Geral e receberam as merecidas homenagens, a saber, os irmãos Ludgar Teixeira de Oliveira, obreiro da Loja 7 de Setembro, 45, Oriente de Santos; e Claudio Terredor Garcia, membro da Loja Coluna Paulista, 109, Oriente de São Paulo.

Chá das Acácias
A cunhada Renata Mascioli Haddad, esposa do Grão-Mestre Jorge Haddad, promoveu, simultaneamente à Assembleia Geral, o já tradicional Chá das Acácias. O encontro reuniu cerca de 150 cunhadas, algumas delas acompanhadas de filhos, mães ou sogras, e contou com a apresentação da Orquestra de Jovens da Sobei (Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos), realizada no Auditório Glesp; e uma vernissage com artista plástica Cristiane Carbone, que exibiu seus quadros na exposição Caminhos da Independência, organizada no Saguão Nobre do Palácio Maçônico Francisco Rorato.
Em parceria com a Grande Hospitalaria da Glesp e com a colaboração das cunhadas, a primeira-dama da Glesp conseguiu arrecadar mais de 500 brinquedos que foram distribuídos, na Semana da Criança, a entidades beneficentes de assistência a menores.


Fotos: Irmão Maurício Miyazi (L. 150)
Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Setembro/Outubro 2025

Meus queridos irmãos, Tivemos, no dia 20 de setembro, a primeira Assembleia Geral do nosso segundo mandato, durante a qual a principal novidade foi a realização de um desejo antigo, de uma ideia administrativa nossa, ou seja, um Poder Legislativo mais presente e participativo, o que não havia ocorrido no primeiro mandato justamente devido à ausência do Poder Legislativo na administração. Agora, logo no início....
Continue lendo



























