Sessão reúne três gerações em Iniciação na Loja Semeadores

A partir da esquerda, as três gerações de maçons da família Romero Hernandes: o pai, o avô e o recém-iniciado Diego

No dia 11 de agosto, a Maçonaria paulista viveu um momento marcante de sua história recente. Em Sessão Conjunta que reuniu os obreiros das lojas Semeadores, 674; e Roberto Muszkat, 618, ambas do Oriente de São Paulo, foi realizada a Iniciação de um jovem Aprendiz que dá continuidade a uma tradição familiar de longa data.

O destaque do evento foi a presença de três gerações da mesma família compartilhando o templo maçônico: o avô, Alcides Romero Hernandes, da Loja Mestre Akron, 359, Oriente de São Paulo; o pai, irmão Alcides Romero Hernandes Júnior, obreiro da Loja Semeadores, 674; e o neto, agora recém-iniciado na loja anfitriã, Diego Romero Hernandes.

Um marco para a tradição maçônica
A cerimônia foi presidida pelo Venerável Mestre Carlos Alberto Peres, da Loja Semeadores, 674, e reuniu irmãos de diversas lojas e emocionou a todos os presentes. O simbolismo da sucessão familiar dentro da Maçonaria foi ressaltado como um testemunho da perenidade dos valores que sustentam a Ordem, fraternidade, ética, moralidade e o compromisso com o aperfeiçoamento humano e social.

A partir da esquerda, os Veneráveis Mestres Odylio Denys Moreira (L. 618) e Carlos Alberto Peres (L. 674)

A presença do pai e do avô no momento da Iniciação do representante da terceira geração de maçons do clã Romero Hernades, o irmão Diego, deu ao evento uma aura de continuidade e legado, reafirmando o papel da família como espaço de transmissão de valores e da própria filosofia maçônica.

Reconhecimento e emoção
Autoridades maçônicas e irmãos presentes destacaram a relevância histórica da ocasião, não apenas para a família Romero Hernandes, mas também para toda a Glesp. O encontro de três gerações nas Colunas simboliza a força da tradição e a renovação constante da Maçonaria, garantindo que seus princípios sigam vivos e atuantes nas novas gerações.


Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Setembro/Outubro 2025

Meus queridos irmãos, Tivemos, no dia 20 de setembro, a primeira Assembleia Geral do nosso segundo mandato, durante a qual a principal novidade foi a realização de um desejo antigo, de uma ideia administrativa nossa, ou seja, um Poder Legislativo mais presente e participativo, o que não havia ocorrido no primeiro mandato justamente devido à ausência do Poder Legislativo na administração. Agora, logo no início....

Continue lendo