No dia 28 de junho, no Teatro Liberdade, o Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad e o Eminente Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia foram empossados em seus respectivos cargos, em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Prestigiaram o evento o Inspetor Superintendente do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Jairo Chabaribery Filho; a vereadora Edir Salles, representando o prefeito Ricardo Nunes; o ex-vereador e irmão Aurélio Nomura e o ex-deputado federal e irmão Antônio Goulart, representando o vereador e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Rodrigo Goulart, entre outros convidados.
Após a Sessão Maçônica de Instalação e Posse, fechada a profanos, foi franqueada a entrada dos convidados, da família maçônica, de representantes de entidades paramaçônicas e dos colaboradores da Glesp, os quais compareceram em demonstração de apreço e apoio aos atuais dignitários da instituição.

Além dos membros da administração da Glesp, como o Past Grão-Mestre Silvio José Izepom, o Past Grão-Mestre Adjunto Adriano Augusto Veloso Balbino da Silva, o Grande Hospitaleiro Milton da Silva, o Grande Secretário das Relações Interiores, Wilmer Bucheb; o Grande Secretário de Relações Exteriores, André Micheloto, e o Grande Secretário de Eventos, Luiz Carlos Tasco, entre outros, estavam as seguintes autoridades maçônicas e paramaçônicas: o Secretário-Geral Adjunto da CMSB, Tito Souza do Amaral; o Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja de Goiás, Marco Antônio Barbosa de Farias; o Past Grão-Mestre e Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja do Mato Grosso do Sul, Darcy Costa Filho; o Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja do Paraná, Lincoln Lourenço Macuch; o Grão-Mestre de Honra e Grande Secretário de Relações Exteriores Adjunto da Grande Loja de Pernambuco, Eliphas Levi Leme Almeida; o Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja do Rio Grande do Sul, Thiago Rijo Dias Costa; o Past Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Flávio Rogério Pereira Graff; o Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai, Carlos Sosa Jovellanos; o Grande Secretário-Geral do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA para o Brasil, Anderson Verçosa; a Past Mui Grande Electa do Supremo Grande Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente, Ivete Leite Russo; a Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente, Margareth Cristina Cheque Soffi Atti Ruberto; a Suprema Deputada da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas, Rosali Aparecida Papst Moretti; o Grande Guardião do Grande Conselho da Ordem das Filhas de Jó Internacional do Estado de São Paulo, Thiago Rodrigues Parreira; e o membro da administração do Amal Shriners, Idelfeson Neves Publio. Iniciando a Sessão Pública de Instalação e Posse, o Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad deu as boas-vindas a todos. Em seguida, o Grande Orador Carlos Olímpio Pires da Cunha explicou aos convidados que se tratava de uma sessão de posse e confirmação dos compromissos anteriormente assumidos de trabalhar pelo engrandecimento e progresso da Glesp e da Maçonaria Universal.

Já o presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico (TEM), Maurício Kubata Galvão, leu a ata de apuração das eleições administrativas para o período 2025-2028, que resultou na eleição dos irmãos Jorge Anysio Haddad e Cesar Augusto Garcia, e promoveu a diplomação dos Grandes Dignitários da Glesp.
Na ocasião, também tomaram posse e receberam os paramentos os irmãos Luiz Eduardo Guimarães Montelo (Grande 1º Vigilante), Luiz Cesar Nitsche (Grande 2º Vigilante), Carlos Olímpio Pires da Cunha (Grande Orador), Moacir Tutui (Grande Orador Adjunto), Alberto Simões Júnior (Grande Tesoureiro) e Maurício Freindorfner (Grande Tesoureiro Adjunto).
Com a palavra aberta às autoridades presentes, o Secretário-Geral Adjunto da CMSB, Tito Souza do Amaral, disse que o irmão Jorge Haddad é um dos Grão-Mestres mais queridos na CMSB, que goza de um prestígio muito grande entre eles e tem sua capacidade administrativa reconhecida por todos. “Este é um momento importante para a Maçonaria paulista, para a Maçonaria brasileira e para a Maçonaria mundial. A Glesp é uma das Potências Maçônicas com o maior número de integrantes, então, dirigi-la não é tarefa para qualquer um, mas temos aqui as pessoas mais qualificadas para isso, que são os irmãos Haddad e Cesar”, disse o irmão Tito Souza do Amaral.
Durante a sessão, o Grão-Mestre da Grande Loja do Paraguai, Carlos Sosa Jovellanos, entregou o título de membro de honra daquela Potência ao Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia e homenageou o Grão-Mestre Jorge Haddad com uma placa de reconhecimento, admiração e amizade, desejando muitos êxitos em sua gestão e ratificando seu compromisso de trabalho pelo fortalecimento dos laços de amizade fraternal que unem as duas Potências.

A cunhada Renata Mascioli Haddad, esposa do Grão-Mestre Jorge Haddad, também fez uso da palavra. Agradeceu a oportunidade que recebeu de continuar à frente do Chá das Acácias, uma iniciativa inovadora que levou a família maçônica para dentro da Glesp, transformando-se em um espaço para as cunhadas se congregarem e trocarem experiências. “A sociedade só fica melhor quando a família é valorizada, e ela começa aqui, com os meus cunhados, e continua conosco, as acácias, com nossos filhos, nossos netos, bisnetos, tataranetos, que podem usufruir desse aprendizado que começa com os homens. Nós agradecemos a vocês, maçons, por não desistirem jamais de serem lapidados, e, às vezes, nós pegamos o cinzel e ajudamos nessa lapidação”, disse a cunhada Renata.
O Past Grão-Mestre Silvio José Izepom, que ocupou o cargo durante quatro meses, também manifestou seus agradecimentos a todos que o apoiaram. “Nessa rápida passagem por esse cargo, ocasião em que tive o prazer de substituir o irmão Jorge Haddad, pude conhecer um outro lado da Maçonaria, com uma organização ímpar, que recebi funcionando perfeitamente, totalmente ajustada, para que eu tivesse tranquilidade para trabalhar. Coloco-me em pé e à Ordem para auxiliar o Grão-Mestre Jorge Haddad nessa nova jornada que irá começar juntamente com o Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia e sua equipe. Podem contar comigo para o engrandecimento da Glesp e das lojas maçônicas do Brasil e do mundo”, disse o Past Grão-Mestre Silvio José Izepom.

Em seguida, o Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia disse ser uma honra assumir o cargo e agradeceu a confiança de todos que votaram na chapa vencedora nas eleições. “O maçom não age ou trabalha nas lojas, ele se prepara nas lojas para trabalhar na sociedade, é lapidado nas lojas para atuar na sociedade de forma capilar, sem ninguém saber. Não precisamos fazer propaganda, mas agir com ética e moral, levando a nossa filosofia para a sociedade, servindo de exemplo, pensando no próximo, porque a forma de atingir a felicidade da humanidade é atuar em favor do outro, e não há nada mais engrandecedor do que abstrairmos da nossa vaidade, do nosso egoísmo, e trabalharmos em favor do outro”, disse o Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia.
Finalizando a Cerimônia de Instalação e Posse, o Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad fez um discurso e agradeceu a presença de todos naquele momento especial para a Glesp (vide quadro com o discurso na íntegra).

Posse Festiva
À noite, no Círculo Militar de São Paulo, a Grande Secretaria de Eventos, sob o comando do irmão Luiz Carlos Tasco, organizou um jantar para 800 pessoas, com o intuito de celebrar a posse da nova administração da Glesp. Animados pelas músicas da Banda Ópera Soul, a família maçônica e demais convidados se reuniram para dar os parabéns e desejar um profícuo trabalho ao Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, ao Eminente Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia e aos demais Grandes Oficiais.
Com muita descontração e alegria, os convidados se confraternizaram e desfrutaram de um farto e saboroso jantar. O Grão-Mestre Jorge Haddad, acompanhado da cunhada Renata Mascioli Haddad, subiu ao palco para uma rápida mensagem aos presentes.

Primeiramente, a primeira-dama da Glesp agradeceu ao Grande Arquiteto do Universo pela linda família que formou com o Sereníssimo. Explicou que as esposas dos maçons são chamadas de Acácia, que na Maçonaria simboliza pureza, inocência e imortalidade da alma, e ressaltou a importância das cunhadas na vida do maçom. Também ratificou o compromisso do Grão-Mestre Jorge Haddad com a ética e a justiça, vivendo seus aprendizados maçônicos no dia a dia.
Em seguida, o principal dignitário da Glesp lembrou aos convidados que a instituição completou 98 anos de trabalho para a sociedade, de dedicação, de ensinamentos morais, sociais e éticos. “Sempre pensamos no que dar de presente para uma Potência. A resposta é óbvia: nosso comportamento, o nosso trabalho. A Glesp é uma instituição que necessita dos irmãos, se for o contrário, existe um problema. Temos uma tríade: família, trabalho e Maçonaria. Quem falhar em qualquer um desses aspectos terá problemas, porque precisamos cuidar da família, temos de trabalhar e, depois, saciar-nos na Maçonaria, com as amizades, os trabalhos benemerentes e o aprendizado que recebemos. Hoje pela manhã comentei a respeito da importância de uma instituição centenária, e são mais de 300 anos que a ideia Maçonaria existe, funciona. Queremos nós que dure por séculos e séculos”, finalizou o Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad.


Discurso de Posse do Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Anysio Haddad
Nossa instituição voltou a crescer muito aceleradamente, iniciamos mais de mil irmãos anualmente. Porém, o mais importante disso tudo é que, com as nossas 830 lojas aproximadamente, porque é um número dinâmico, se um irmão de cada loja ajudar uma instituição de benemerência, só aí teríamos 830 entidades auxiliadas pela Maçonaria. Mas isso não acontece, porque há diversos irmãos nas lojas que ajudam várias instituições. Todos nós aqui somos conscientes do tamanho e dos serviços que a Maçonaria presta a toda a sociedade.
Hoje, pela primeira vez, fiz questão que os nossos queridos colaboradores estivessem aqui para que acompanhassem a nossa posse. Nova posse, novo começo, novas metas, novas ideias, um futuro que está garantido e que continuará a seguir o seu rumo, com moral, ética e austeridade nos princípios.
Um futuro que segue, mas diferente de seu início há três anos. Agora, carregado de experiências em todos os sentidos, administrativo, financeiro, ritualístico e das pessoas, em suma, uma Maçonaria verdadeira. Administrativo porque promovemos mudanças, acertos e adequações necessárias. Com a informatização que se iniciou na minha gestão anterior, que hoje é irreversível e serve de exemplo a outras Potências, caminhamos a passos largos para mais informação, rapidez e veracidade nos dados, tão necessários a todos os processos, sejam administrativos ou ritualísticos.
No sentido financeiro porque promovemos a austeridade nas contas e nos gastos, resolvemos problemas de décadas e, nessa gestão, descobrimos que ainda falta muito a fazer. Na questão ritualística, promovemos o aprofundamento e ampliação dos estudos em diversos ritos há tempos esquecidos, mas praticados por irmãos tenazes, amantes de uma ritualística diferente e que leva a novas fontes de aprendizagem e entendimento, principalmente com a ajuda da informática presente em nossa vida. A Glesp pratica cerda de 10 ritos maçônicos. E quando falamos em pessoas, ah, as pessoas! Longe de mim ser perfeito, mas entendo que certas atitudes, às vezes duras e incisivas, foram necessárias, devido a vícios antigos, impregnados no comportamento de irmãos na administração da Glesp e também nas centenas de lojas, e que não condizem com as leis emanadas não por uma pessoa, mas por rituais que são lidos diariamente e que devem ter seu conteúdo entendido, norteado e aplicado na sociedade, na família e na Maçonaria que frequentamos e vivemos.
Escrevemos um programa de futuro, longo, com visão distante, pois não nascemos ontem, temos quase 100 anos, mas a Maçonaria tem mais de 300 anos, e é extremamente necessário que continuemos com a política adotada e não nos deixemos vencer por paixões, mentiras, vícios e egos, que nos tentam diariamente, mais exclusivamente a cada três anos.
Finalmente, gostaria de agradecer a todos os irmãos que chegaram conosco até o dia de hoje. Aos irmãos da administração que voluntariamente colaboraram porque acreditam em mim e na instituição. Aos nossos Delegados Regionais e Distritais, os quais, à sua maneira e ao seu modo, trabalharam em prol da representação do Grão-Mestrado em nossas regiões. Aos Grandes Secretários, aos Tribunais e às Comissões, que também participaram do trabalho com dedicação, estudo e presença, entendendo nossa real necessidade para o futuro continuar. Quero agradecer também aos funcionários, que, temerários no início do nosso mandato, hoje estão seguros com a valorização pessoal que a administração reconheceu. Vocês estão de parabéns, pois, hoje, literalmente a Glesp caminha sozinha.
Por fim, tivemos grandes lições de comportamento, aprendendo com cada gesto e atitude, esperando que não mais aconteçam no futuro. Hoje, conhecemos a instituição, vamos apurar nosso trabalho, torná-lo mais preciso. A pedra bruta da Glesp foi lapidada, agora precisamos poli-la, para colher a beleza mais profunda da instituição. Obrigado a todos. Vamos trabalhar.

Fotos: Grande Secretaria das Comunicações
Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Julho/Agosto 2025

Meus queridos irmãos, Quero agradecer a todas as lojas que ouviram a convocação para darmos uma atenção especial à Semana da Pátria. Tivemos muitos eventos em todo o estado de São Paulo, nos quais o civismo e o patriotismo marcaram as comemorações ao Dia 7 de setembro, à Independência do Brasil. Entre esses eventos, ocorreu a troca da Bandeira Nacional que fica hasteada no Parque....
Continue lendo












