Loja Voluntários da Pátria presta homenagem a fundador

Ismar Teixeira Cabral faz uma dedicatória na Bíblia Sagrada com a qual presenteou a Loja Voluntários da Pátria

Em Sessão realizada no dia 7 de abril, sob o malhete do Venerável Mestre Artêmio Eduardo de Souza, os obreiros da Loja Voluntários da Pátria, 137, Oriente de São Paulo, prestaram uma justa homenagem a um dos fundadores da operante oficina. Na ocasião, o irmão Ismar Teixeira Cabral, prestes a completar 90 anos de idade (nascido em 10 de junho de 1935), recebeu o reconhecimento pela sua dedicação, liderança e contribuição à comunidade, sempre atuando para elevar  os princípios maçônicos, fortalecendo os laços entre os irmãos e inspirando o espírito de união.

A partir da esquerda: o membro da Grande Secretaria de Cultura, Fabio Espinosa, o Venerável Mestre Artêmio Eduardo de Souza e o membro da Comissão de Relações Exteriores, Samer Farhoud

 

 

O irmão Ismar participou ativamente da fundação da Loja Voluntários da Pátria, 137, desde as reuniões preparatórias em 1967. Em 29 de maio daquele ano, no Salão Nobre da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Santana, estava entre o grupo de dedicados maçons que se reuniram para fundar a loja, juntamente com os irmãos Castor José Feijó, Agrário Marques Dourado, André dos Santos Novais, Armando Rossi, Domingos Garisto, Hélio Marchesi, José Luiz Gibin Xocaira, Olivério de Carvalho Silva, Pascoal Spera, Ricardo Luiz Rossi Filho, Vicente Buono e Walterney Feijó.

A partir da esquerda: os irmãos Durval Gonçalves Neto, Artêmio Eduardo de Souza, Ismar Teixeira Cabral (sendo homenageado com uma placa de prata) e Franklin Willian Borges Simmi

“Foi com um profundo sentimento de gratidão e alegria que recebemos o irmão Ismar Teixeira Cabral e sua comitiva. Esse encontro foi um marco inesquecível, celebrando não apenas os 90 anos de vida de um líder inspirador, mas também a rica história que ele ajudou a construir”, disse o Venerável Mestre Artêmio Eduardo de Souza.

Durante a cerimônia, o irmão Ismar foi homenageado com uma placa de prata, o livro dos 50 anos da Loja Voluntários da Pátria e uma caneta. Em um gesto de grande generosidade, o homenageado presenteou a oficina com uma Bíblia Sagrada, simbolizando seu amor e dedicação contínuos à comunidade maçônica, e entregou mimos aos Mestres Instalados mais antigos.

“Celebramos não apenas o legado de um líder, mas a vida de um irmão cuja integridade e amor ao próximo ressoarão por décadas, inspirando futuros maçons a trilhar os mesmos ideais de compromisso, integridade e serviço inabalável à humanidade”, finaliza o Venerável Mestre Artêmio Eduardo de Souza.

O irmão Ismar Teixeira Cabral foi iniciado em 19 de setembro de 1964, na Loja Fraternidade Universal, 120, e filiou-se à Loja Voluntários da Pátria, 137, em 12 de setembro de 1967. Hoje, ele está afastado dos trabalhos maçônicos devido à idade.

Quadro de obreiros da Loja Voluntários da Pátria

Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre Março/Abril 2025

Chegamos ao fim do nosso pleito eleitoral na Glesp. Encerramos não apenas uma etapa administrativa, simbolicamente, lustramos as colunas que doravante sustentarão um novo ciclo institucional. Este é o momento de refletir, à luz dos princípios da Arte Real, sobre os rumos que se anunciam e valores que devem orientar cada passo de uma honrada gestão. Àqueles que foram conduzidos ao exercício da liderança por....

Continue lendo