Proclamação da República: Glesp realiza Ato Cívico de troca do Pavilhão Nacional

Patrocinada pela Glesp, a bandeira mede 5,40 por 7,68 metros e pesa cerca de 6 quilos

A Glesp realizou, no dia 15 de novembro, a Celebração à Proclamação da República do Brasil. Nas palavras do Grande Secretário de Cultura, irmão Roberto Haathner, que foi o cerimonialista naquela oportunidade, a data representa um marco na história do país, pois foi quando o povo brasileiro escolheu a cidadania, a liberdade e o futuro.

Durante o evento, ocorreu o Ato Cívico de Troca do Pavilhão Nacional que fica hasteado no Parque da Independência, localizado no tradicional bairro do Ipiranga, na capital paulista. Patrocinada pela Glesp, a bandeira mede 5,40 x 7,68 metros, pesando cerca de 6 quilos, e foi erguida em um mastro de 28 metros de altura.

Autoridades maçônicas, paramaçônicas, civis e militares participaram do evento

Além do Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, do Eminente Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia e dos membros da alta cúpula da administração da Glesp, a cerimônia contou com a presença de autoridades civis, militares e paramaçônicas, entre elas, o Coronel PM Clodoaldo Donizete Cruz, representando a Polícia Militar do Estado de São Paulo; o Comandante-Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM), Inspetor Superintendente Jairo Chabaribery Filho; o representante da Secretaria

Municipal do Verde e Meio Ambiente, Richard Viveiros; o Gestor do Parque da Independência, Ricardo Calderon; o representante da Polícia Civil de São Paulo, Ulisses Juliano de Almeida; o Potentato (Presidente) do Amal Shriners – São Paulo, Gerson Prando; a Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente, Margareth Cristina Cheque Soffiatti; a Suprema Deputada da Grande Assembleia Jurisdicional de São Paulo da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas, Rosalí Aparecida Papst Moretti; o Grande Guardião Associado, Luiz Henrique Camargo Bertocco, e a Grande Guardiã, Ana Carolina Steola, ambos do Grande Conselho Guardião de São Paulo das Filhas de Jó Internacional; representando o Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, o Grande Mestre Estadual Maurício Alexandre Miranda de Souza e o Mestre Conselheiro Estadual Fernando Patiri; o representante do Moto Clube Bodes do Asfalto junto a Glesp, Seba Nicolau Taissun; representando os Clubes das Acácias de todo o estado de São Paulo, a cunhada Renata Mascioli Haddad; a superintendente da Distrital Ipiranga da Associação Comercial de São Paulo, Marcia Regina Albuquerque de Sá Lopes; e o presidente do Lions Clube do Ipiranga, Carlos Alberto Andrade Cavalcante.

Membros da atual administração da Glesp prestigiaram a troca da Bandeira Nacional no Parque da Independência

Ao término da citação das autoridades presentes, a Banda Musical da GCM, regida pelo Maestro Inspetor Davi Bastos dos Santos, executou o Hino Nacional. Na sequência, o Grão-Mestre Jorge Haddad, ressaltou a importância daquela efeméride.

“Hoje, 15 de novembro, unimo-nos aqui para celebrar um dos momentos decisivos da história da nossa Pátria, a Proclamação da República. Em 1889, neste mesmo dia, o Brasil desligou-se do regime monárquico para afirmar a soberania popular, abrindo caminho para uma nova era de cidadania e liberdade. À frente desse momento, esteve o Marechal Deodoro da Fonseca, militar, estadista e nosso irmão maçom, peça fundamental na transição para o regime republicano”, lembrou o principal dignitário da Glesp. “Mas não foi apenas a ação de um homem ou de um grupo, foi, sobretudo, a vitória do nosso povo brasileiro, homens e mulheres que almejavam participar do destino da nação, que desejavam ver sua voz contar, que buscaram no ideal republicano o reflexo de seus valores. Hoje, celebramos essa conquista coletiva, uma república de todos nós. Neste 15 de novembro, a Glesp e todos nós, cidadãos aqui presentes, recordam com respeito o legado daqueles que, guiados pela luz da razão e do dever, ajudaram a fundar a República do Brasil, reafirmando o compromisso da Maçonaria com o progresso ético e cívico da nação”, disse o Sereníssimo.

Após o pronunciamento do Grão-Mestre Jorge Haddad, o público presente foi convidado a ir até o mastro onde ocorreria a troca da bandeira. Enquanto as pessoas se deslocavam e eram promovidos o arreamento e hasteamento do Pavilhão Nacional, realizados pelos irmãos e membros das entidades paramaçônicas, a Banda Musical da GCM executava composições de sucesso da música popular brasileira.

Ao retornar ao Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, onde está acesa a pira patriótica, o Grão-Mestre Jorge Haddad fez a Saudação à Bandeira Nacional, tradicional nas lojas maçônicas. Em ato contínuo, os músicos da GCM executaram o Hino da Glesp. Para encerrar aquele ato cívico, o principal dignitário da Glesp fez outro pronunciamento, lembrando que a educação e o civismo são fundamentais para que o povo não seja vítima de desinformação.

A Banda Musical da GCM abrilhantou ainda mais a solenidade

“A Maçonaria deve promover o pensamento crítico e o desenvolvimento intelectual de todos; incentivar a atuação responsável na sociedade e, principalmente, na política; estimular o respeito às leis e às instituições democráticas, tanto do povo, quanto, principalmente, dos que nos governam; valorizar e incentivar a participação social e a busca pela justiça; e estar sempre presente”, afirmou o Sereníssimo. “Não podemos viver governos de retóricas, governos de mídias, onde se paga caro para vender uma imagem, e se paga com o nosso dinheiro. O início de tudo é a educação e o civismo do nosso povo. Desenvolver o senso crítico verdadeiro e diminuir a manipulação por desinformação. Incentivar o cuidado com o patrimônio público e o meio ambiente. E promover maior solidariedade social, algo que já fazemos tão bem e que muito nos orgulha. Irmãos, vamos estar presentes na sociedade, pensem que não vamos deixar um legado, mas precisamos continuar, urgentemente, com o legado que nossos antepassados nos deixaram. Um legado importante, que sempre devemos cultuar”, finalizou o Grão-Mestre Jorge Haddad, pedindo que o público repetisse com ele: “Viva a bandeira do Brasil! Viva o povo! Viva o Brasil!”

Família Glesp se prepara para o hasteamento do Pavilhão Nacional
Irmãos de diversas lojas, integrantes de entidades paramaçônicas e a família maçônica em geral participaram do Ato Cívico promovido pela Glesp

Fotos: Grande Secretaria das Comunicações


Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Novembro/Dezembro 2025

Meus queridos irmãos, Chegamos a mais um Natal, o primeiro da nossa segunda administração. E chegamos plenos de esperança em tudo aquilo que desejamos fazer nessa nova administração, a qual, como já foi dito anteriormente, está completa, formada por irmãos extremamente capacitados. Mas, atendo-se ao período natalino, época que evoca um tempo de paz, essa paz que os irmãos têm procurado, essa paz que o....

Continue lendo