Dentro da Maçonaria, dá-se o nome de Lowton à criança ou ao adolescente, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 16 anos, que, sendo filho, enteado ou neto de maçom, será adotado por uma loja maçônica, de acordo com o Regulamento Geral da Glesp.
Ao adotar esses jovens, a loja assume a obrigação de servir como tutora e guia na vida social dos Lowtons, com direito à assistência e proteção maçônicas por intermédio dos irmãos da loja adotante. O objetivo do compromisso é ampará-los e prepará-los para a vida adulta, formando o caráter e a personalidade desses jovens dentro dos princípios morais, éticos e libertários da Maçonaria.
Se do sexo masculino, o Lowton tem direito de ser iniciado na Ordem aos 18 anos. As meninas, a partir de determinadas idades, também podem fazer parte de outras entidades paramaçônicas, de várias finalidades e que contam com integrantes do sexo feminino.
A atual administração da Glesp, sob o comando do Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, tem conscientizado os irmãos sobre a importância do apoio às entidades paramaçônicas, e esse trabalho já está dando frutos nas lojas. Exemplo disso são as Sessões de Adoção de Lowtons realizadas na jurisdição.
Sob o malhete do Venerável Mestre Jonas Magno, a Loja Frank Shermann Land, 545, Oriente de São Paulo, adotou, no dia 23 de novembro, sete Lowtons: Arthur Cardoso, Bianca Olivas, Estela Bolzoni, Ian Pelarin, Leonardo Blásio, Lorena Bolzoni e Rafaela Mascarenhas. “Foi uma cerimônia conduzida com todo requinte, como, aliás, tradicionalmente acontece nessa loja. O ritual foi realizado sem leitura, todos se empenharam em saber suas respectivas falas”, celebra o Grande Secretário de Entidades Paramaçônicas, Ernesto Junqueira de Andrade.

Também no dia 23 de novembro, o Venerável Mestre Kleber Wilson de Faria, da Loja Honra e Glória, 835, Oriente de Botucatu, presidiu uma Sessão de Adoção de Lowtons em que a oficina passou a responsabilizar-se por cinco jovens: Arthur Fuga do Nascimento, Lucas Martins Camargo, Luis Felipe Pereira Barbin, Rafael Abdallah Nogueira Tecchio e Rafael Pereira Barbin. A cerimônia contou com a presença do Delegado do 4° Distrito da 26ª Região, Júlio César Jacometto, e a participação efetiva do irmão Evandro Rizzo.
A Loja Acácia de Itapevi, 188, Oriente de Itapevi, também realizou a adoção de oito Lowtons: Giovana F. Cavalcante, Eduardo F. Cavalcante, Maria Eduarda B. Lisboa, Otávio P. Samogim, Isadora P. Samogim, Luiz Ricardo O. dos Santos, Arthur G. Cabral de Lima e Gustavo B. Franzoni.
Sob o malhete do Venerável Mestre André Luís de Almeida Nascimento, a sessão aconteceu no dia 30 de novembro e contou com a presença do Grande Secretário Adjunto de Entidades Paramaçônicas, Vagner Alcides Abila; e dos Delegados Distritais Carlos Alberto Ferreira (5º Distrito) e Reginaldo Vieira (4º Distrito), ambos da 22ª Região Maçônica da Glesp.
“Parabéns a todos os irmãos pela dedicação, determinação e carinho com que trataram os recém- adotados Lowtons. Esperamos que tais atitudes sejam copiadas e novas adoções realizadas em todas as lojas da Glesp”, finaliza o Grande Secretário de Entidades Paramaçônicas, Ernesto Junqueira de Andrade.

Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre Janeiro/Fevereiro 2025

Nesta particular ocasião, convido os irmãos a refletirem sobre este momento de transição, em que se delineia a escolha do futuro gestor da nossa Venerável Instituição. A responsabilidade que repousa sobre nossos ombros transcende o simples ato de votar. É um chamado à maturidade institucional, à introspecção profunda sobre o caminho mais virtuoso e a alternativa mais sábia para assegurarmos o contínuo progresso de nossa....
Continue lendo