Grão-Mestre Jorge Haddad é condecorado com a Medalha Governador Pedro de Toledo

Grão-Mestre Jorge Haddad, com a Medalha Governador Pedro de Toledo, ao lado do Coronel Émerson Massera, chefe de comunicação da Polícia Militar do Estado de São Paulo

A Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C. realizou, no dia 2 de outubro, no Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, no bairro do Ibirapuera, Oriente de São Paulo, um evento em comemoração aos 92 anos da Cessação das Hostilidades entre revolucionários paulistas e o Governo Federal de Getúlio Vargas.

A solenidade, que também celebrou os 70 anos da entidade, reuniu diversas autoridades civis e militares para a entrega da Medalha Governador Pedro de Toledo, que tem por objetivo homenagear personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, por seus méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao culto da Epopeia Cívica de 9 de Julho de 1932 e a São Paulo.

A solenidade aconteceu no Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932

Entre os homenageados estava o Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, em reconhecimento pela relevante contribuição para a Maçonaria paulista. Oficializada pelo Decreto Estadual nº 814 de 26 de dezembro de 1972, a Medalha Governador Pedro de Toledo é uma condecoração definitiva, pois perpetuará a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram essa jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor à legalidade pelos quais se bateram os Veteranos de 1932.

Após a solenidade, o principal dignitário da Glesp visitou o interior do Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, que abriga os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (M.M.D.C.), mortos durante a Revolução de 1932, e de outros 713 ex-combatentes.

A partir da esquerda, o membro do Conselho do Grão-Mestrado Samir Nakhle Khoury, o Grão-Mestre Jorge Haddad e o Grande Orador Adjunto Ernesto Quissak

Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932
Projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili (08/05/1898 – 14/01/1974), o monumento começou a ser construído em 1947 e teve sua conclusão no ano de 1970, porém, a inauguração ocorreu no dia 9 de julho de 1955. O interior do Obelisco tem forma de cruz e é decorado com painéis feitos com pastilhas de mosaico veneziano que representam o nascimento, o sacrifício e a ressurreição de Jesus.

O monumento é repleto de simbologia que remete ao número 9 (de 9 de Julho, data máxima da Revolução de 32). Segundo Paulo Emendabili Carvalhosa, neto do criador do projeto, nove são os degraus que conduzem à cripta do monumento; a altura do Obelisco, da base até o topo, é de 72 metros (7+2=9); e da cripta ao topo a distância é de 81 metros (8+1=9, além disso, 81 é o quadrado de 9). Fazendo a soma aritmética desses valores (72 e 81), tem-se 7+2+8+1=18 (1+8 = 9). (Fonte: Alesp https://bit.ly/3BJyrqH).

O mausoléu abriga os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo e de outros 713 ex-combatentes da Revolução de 1932
Integrantes da administração da Glesp visitam o interior do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932

Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre Novembro/Dezembro 2024

Meus irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, Estamos chegando ao final de mais um ano, 2024 está se acabando. Neste ano, repleto de realizações, coube-me um presente maior, uma dádiva: ganhei meu neto, o Isac. É um renascimento, é mais um filho, o que significa mais amor, mais dedicação e, principalmente, mais um membro em nossa família. A Glesp também cresceu muito no ano de 2024,....

Continue lendo