Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, ocorreu a XIX Conferência Mundial da Maçonaria Regular, no Oriente de Foz do Iguaçu (PR), que contou com a organização da Grande Loja do Paraná e do Grande Oriente do Paraná. Estiveram presentes 90 delegações, representando 33 países, totalizando mais de 1,3 mil pessoas.
A Conferência Mundial da Maçonaria Regular é realizada a cada 18 meses, e a última vez que aconteceu no Brasil foi em 1999, no Oriente de São Paulo. Na edição atual, a Glesp foi representada pelo Grande Secretário de Relações Exteriores, irmão André Micheloto.
O evento é dividido em duas partes: a Conferência Mundial, voltada para Grão-Mestres e oficiais, e a Conferência Nacional, que reúne maçons das três Obediências regulares, suas esposas e entidades paramaçônicas. Ambos os encontros debateram o papel da Maçonaria na sociedade contemporânea, fortalecendo os laços entre seus membros e compartilhando boas práticas.
Durante a conferência, Grão-Mestres, Grande Oficiais, Grandes Secretários e maçons em geral participaram de plenárias, palestras e mesas de debate, as quais aconteceram nas salas preparadas no hotel Recanto Cataratas Termas, Resort & Convention e abordaram temas como A Maçonaria como Meio para uma Vida com Propósito; Maçonaria: Promotora da Confiança em Tempos de Desconfiança; e Maçonaria: mantendo as Atuais Gerações Engajadas e atraindo as Gerações Futuras. Também houve tema voltado para as cunhadas e familiares, que puderam acompanhar a palestra Tradições esotéricas: um caminho para o autoconhecimento.
“Trabalhamos imersos durante cinco dias nestes temas e como resultado temos alguns direcionamentos para que a Maçonaria possa pavimentar o caminho para as gerações vindouras”, afirma o Grande Secretário de Relações Exteriores, Andre Micheloto.
Durante a XIX Conferência Mundial da Maçonaria Regular, o representante da Glesp pôde estreitar o relacionamento com diversas Potências internacionais e aprofundar o conhecimento sobre elas. O irmão Andre Micheloto teve a oportunidade de entrevistar os Grandes Secretários de Relações Exteriores Jose Cohen (Grande Loja de Israel) e Debis Bogdanov (Grande Loja da Rússia), e os irmãos George Biniaris, da Grande Loja da Grécia, e Alex Fanoudis, Grande Representante da Glesp perante a Grande Loja da Grécia.
A próxima edição da Conferência Mundial da Maçonaria Regular acontecerá em 2026, na África do Sul.
Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre Novembro/Dezembro 2024
Meus irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, Estamos chegando ao final de mais um ano, 2024 está se acabando. Neste ano, repleto de realizações, coube-me um presente maior, uma dádiva: ganhei meu neto, o Isac. É um renascimento, é mais um filho, o que significa mais amor, mais dedicação e, principalmente, mais um membro em nossa família. A Glesp também cresceu muito no ano de 2024,....
Continue lendo