Assembleia Geral é marcada por homenagens a membros de ordens paramaçônicas

O Teatro Liberdade recebeu a presença de 600 irmãos

A Assembleia Geral Legislativa e Deliberativa da Glesp, realizada no dia 21 de setembro, no Teatro Liberdade, Oriente de São Paulo, contou com uma justa homenagem a duas pessoas que têm atuado de maneira incansável na promoção e fortalecimento das ordens paramaçônicas. Na ocasião, a sequência da Assembleia Geral foi invertida, começou com a Assembleia Legislativa e terminou com Deliberativa, para que as homenagens ocorressem no final da sessão, após o término dos trabalhos.

Os homenageados foram a Past Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente, Ivete Russo Leite; e o ex-coordenador da Glesp junto ao movimento escoteiro, irmão Antônio Lívio Abraços Jorge, que receberam o Diploma de Construtor Social e a respectiva medalha.

A cunhada Ivete Russo Leite foi agraciada com o Diploma e a Medalha do Construtor Social

Ivete Russo Leite começou suas atividades nas ordens paramaçônicas em 1996, quando seu filho entrou para a Ordem DeMolay e sua filha para a Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas. Foi iniciada na Ordem da Estrela do Oriente no ano de 1997.

Participou, em 2003, da fundação do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente e fundou mais de 30 Capítulos em São Paulo, Brasília e Porto Alegre (RS). É membro honorária em diversos Capítulos e, em 2024, recebeu o cargo de Mui Grande Electa, Suprema Oficial do Grande Capítulo Geral.

Já o irmão Antônio Lívio Abraços Jorge, membro da Loja Castro Alves, 86, Oriente de São Paulo, ingressou no movimento escoteiro em 1983. Foi comissário distrital de Vila Mariana, na capital paulista, e diretor do Polo São Paulo de Piratininga. Também atuou como diretor financeiro, vice-presidente e presidente da Região Escoteira de São Paulo. Em nível nacional, ocupou os cargos de diretor administrativo e diretor de relações institucionais dos Escoteiros do Brasil. Recebeu diversas condecorações, entre elas, o Prêmio Escotista Mário Covas Junior de Ação Voluntária, da Câmara Municipal de São Paulo.

O irmão Antônio Lívio Abraços Jorge recebe o Diploma e a Medalha do Construtor Social

A Assembleia Geral contou com a participação de 600 irmãos, sendo 348 representantes de lojas, 162 membros da administração, 41 Grandes Representantes de outras Potências junto à Glesp e 49 visitantes. Durante a Assembleia Legislativa, presidida pelo Eminente Grão-Mestre Adjunto Joaquim Domingues Filho, foram aprovados os pareceres referentes ao Balanço Patrimonial e à Beneficência Maçônica, encerrados em 30 de junho. Já na Assembleia Deliberativa, conduzida pelo Sereníssimo Grão-Mestre

Jorge Haddad, foram votados os pareceres relativos aos estatutos de lojas, Cartas Constitutivas Definitivas e Títulos de Maçom Provecto e Emérito. Após a votação, prestou-se homenagem ao irmão Luiz Ângelo Budóia, obreiro da Loja Tiradentes II, Oriente de Cafelândia, que recebeu o Título de Maçom Provecto em decorrência de seus 50 anos de Maçonaria.

O irmão Luiz Ângelo Budóia (segurando o microfone) recebeu o Título de Maçom Provecto

Chá das Acácias
O Chá das Acácias de setembro aconteceu no mezanino do Teatro Liberdade e reuniu 99 cunhadas de diversos Orientes. Na ocasião, a cunhada Renata Mascioli Haddad, esposa do Sereníssimo, ficou responsável pela palestra e abordou o tema Autoestima.

Durante o encontro, também foram prestadas homenagens à Past Digna Grande Matriarca, Ivete Russo Leite; e à atual Digna Grande Matriarca, Gislaine Maria Ribeiro da Silva de Magalhães, ambas do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente.

A cunhada Renata Mascioli Haddad, esposa do Sereníssimo, ficou responsável pela palestra e abordou o tema Autoestima

“Neste Chá das Acácias, as doações foram direcionadas ao Núcleo Assistencial da Brasilândia (NAB), do Oriente de São Paulo, que atende mais de 100 crianças e jovens que nasceram com algumas comorbidades, sendo 90% deles cadeirantes. A instituição está construindo sua sede e precisa da colaboração da sociedade para que esse sonho se torne realidade. Nosso próximo encontro está marcado para o dia 21 de dezembro, juntamente com a Assembleia Geral da Glesp”, comenta a cunhada Renata.

O Chá das Acácias aconteceu no mezanino do Teatro Liberdade e reuniu 99 cunhadas