Após intenso trabalho para transpor algumas barreiras e demonstrando que a Maçonaria não possui fronteiras, foi realizada, no dia 30 de março, no Templo Nobre da Glesp, a Sessão Magna de Garante de Paz e Amizade entre as lojas União e Verdade, 115, Oriente de São Paulo, e Reconquista, 155, da Grande Loja Simbólica do Paraguai.
Presidida pelo Venerável Mestre André Rogério de Moraes Lamim, da oficina paulistana, ladeado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores da Glesp, Risto Petroff Monevits, e pelo Delegado da 1ª Região, Geraldo Magela, a sessão nomeou os irmãos Amilcar Alabarce Mathias, da Loja União e Verdade, 115; e Lucas Tadeu de Medeiros Venzom, da Loja Reconquista, 155; como garantidores da paz e amizade entre as duas oficinas.
Com o Templo Nobre totalmente lotado, o evento teve início com a entrada das bandeiras do Brasil e do Paraguai, sob a execução dos respectivos hinos nacionais. A sessão foi abrilhantada ainda mais por uma apresentação musical do sobrinho Jorge Lucas Camargo Guimarães Marin Ferreira, no violoncelo, e do irmão Paulo Paschoal, no violino.
Por parte do país vizinho, participaram da cerimônia os irmãos Ricardo Eugenio Gotze Petersen, Grande Representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraguai; Lucas Tadeu de Medeiros Venzon, Grande Chanceler Adjunto daquela Potência; e obreiros da loja paraguaia, entre eles, Constantino Gianmarino Sánchez, Adnan Fayez Charrouf e Adel Hassan Awad. Os visitantes ainda realizaram, no dia 29 de março, uma visitação pelas instalações do Palácio Maçônico Francisco Rorato, sede da Glesp.
O Grande Secretário das Entidades Paramaçônicas da Glesp, irmão Ernesto Junqueira de Andrade, também prestigiou a sessão, acompanhado de diversos representantes das ordens Filhas de Jó, Arco-íris para Meninas, DeMolay e Estrelas do Oriente.
Na ocasião, os irmãos Lucas Tadeu de Medeiros Venzom e Ricardo Gotze Petersen receberam o Título de Membro Honorário da Loja União e Verdade, 115. Após a sessão, ocorreu um almoço de confraternização, servido no Leques Hotel.
“Agradecemos a Grande Loja Simbólica do Paraguai e a Glesp pelo apoio na realização do evento. O Templo Nobre estava lotado, tivemos de providenciar cadeiras extras para acomodar a todos. As palavras emocionadas e o estreitamento dos laços de amizade entre os irmãos marcaram as famílias presentes, que aplaudiram a cada momento. No dia 10 de julho faremos uma visita de retribuição à Loja Reconquista, 155, no Paraguai”, comentou o irmão Amilcar Alabarce Mathias.