Loja União e Verdade realiza Sessão de Garante de Paz e Amizade Internacional

Após intenso trabalho para transpor algumas barreiras e demonstrando que a Maçonaria não possui fronteiras, foi realizada, no dia 30 de março, no Templo Nobre da Glesp, a Sessão Magna de Garante de Paz e Amizade entre as lojas União e Verdade, 115, Oriente de São Paulo, e Reconquista, 155, da Grande Loja Simbólica do Paraguai.

Presidida pelo Venerável Mestre André Rogério de Moraes Lamim, da oficina paulistana, ladeado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores da Glesp, Risto Petroff Monevits, e pelo Delegado da 1ª Região, Geraldo Magela, a sessão nomeou os irmãos Amilcar Alabarce Mathias, da Loja União e Verdade, 115; e Lucas Tadeu de Medeiros Venzom, da Loja Reconquista, 155; como garantidores da paz e amizade entre as duas oficinas.

Com o Templo Nobre totalmente lotado, o evento teve início com a entrada das bandeiras do Brasil e do Paraguai, sob a execução dos respectivos hinos nacionais. A sessão foi abrilhantada ainda mais por uma apresentação musical do sobrinho Jorge Lucas Camargo Guimarães Marin Ferreira, no violoncelo, e do irmão Paulo Paschoal, no violino.

O irmão Lucas Tadeu de Medeiros Venzom recebe o certificado de Garante de Amizade, entregue pelo Venerável Mestre André Rogério de Moraes Lamim (à direita)

Por parte do país vizinho, participaram da cerimônia os irmãos Ricardo Eugenio Gotze Petersen, Grande Representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraguai; Lucas Tadeu de Medeiros Venzon, Grande Chanceler Adjunto daquela Potência; e obreiros da loja paraguaia, entre eles, Constantino Gianmarino Sánchez, Adnan Fayez Charrouf e Adel Hassan Awad. Os visitantes ainda realizaram, no dia 29 de março, uma visitação pelas instalações do Palácio Maçônico Francisco Rorato, sede da Glesp.

A partir da esquerda, os irmãos Ricardo Eugênio Gotze Petersen, Risto Petroff Monevits e Amilcar Alabarce Mathias

O Grande Secretário das Entidades Paramaçônicas da Glesp, irmão Ernesto Junqueira de Andrade, também prestigiou a sessão, acompanhado de diversos representantes das ordens Filhas de Jó, Arco-íris para Meninas, DeMolay e Estrelas do Oriente.

Na ocasião, os irmãos Lucas Tadeu de Medeiros Venzom e Ricardo Gotze Petersen receberam o Título de Membro Honorário da Loja União e Verdade, 115. Após a sessão, ocorreu um almoço de confraternização, servido no Leques Hotel.

“Agradecemos a Grande Loja Simbólica do Paraguai e a Glesp pelo apoio na realização do evento. O Templo Nobre estava lotado, tivemos de providenciar cadeiras extras para acomodar a todos. As palavras emocionadas e o estreitamento dos laços de amizade entre os irmãos marcaram as famílias presentes, que aplaudiram a cada momento. No dia 10 de julho faremos uma visita de retribuição à Loja Reconquista, 155, no Paraguai”, comentou o irmão Amilcar Alabarce Mathias.

O irmão Lucas Tadeu de Medeiros Venzom recebe o certificado de Garante de Amizade, entregue pelo Venerável Mestre André Rogério de Moraes Lamim (à direita)