Venerável Colégio: novo paradigma estimula o crescimento dos irmãos e da Ordem

O Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia (no centro) preside sessão do Venerável Colégio, ladeado pelo Past Grão-Mestre Salim Zugaib (à esquerda) e pelo irmão Wilmer Bucheb

O Venerável Colégio da Glesp representa um dos mais nobres espaços de reflexão, debate e aperfeiçoamento da instituição. Não se trata apenas de um órgão consultivo, é um verdadeiro laboratório de ideias e de aprimoramento maçônico, onde os Mestres Instalados e Veneráveis Mestres se reúnem em espírito de fraternidade para pensar a Maçonaria do presente e projetar a Maçonaria do futuro.

Entre suas funções mais relevantes, destacam-se: o assessoramento à Presidência e à Administração da Glesp, na proposição de medidas e estudos que visem ao engrandecimento da instituição; a análise e o debate de temas maçônicos, filosóficos e sociais, estimulando a reflexão e a atualização do pensamento maçônico; a integração das lojas jurisdicionadas, fortalecendo o elo fraternal entre os Veneráveis Mestres e suas oficinas; e a preservação das tradições e dos Landmarks, sem perder de vista os desafios contemporâneos que exigem uma Maçonaria viva, participativa e relevante para a sociedade.

Em setembro de 2025, o Venerável Colégio completou 75 anos de existência, e a sessão contou com 186 irmãos

Desde julho de 2025, o Eminente Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia é o Presidente do Venerável Colégio, por prerrogativa do cargo eletivo que ocupa, e a diretoria do órgão conta, também, com o Primeiro Vice-Presidente, Ernesto Von Planckenstein Quissak; o Segundo Vice-Presidente, Wilmer Bucheb; o Orador, Sérgio Guillen; o Secretário, Antonio Roberto Barcala; o Chanceler, Fernando Nascimento Silva; o Mestre de Cerimônias, José Restiffe Neto; o Guarda do Templo, José Augusto Adami Camanhani; o Diretor de Comunicação, Edson Carlos Miranda Monteiro; e o Diretor de Criação e Marketing, Mauricio Varanda.

Em 2025, o irmão Cesar Augusto Garcia já presidiu cinco sessões do Venerável Colégio. “Para mim, presidir o Venerável Colégio é uma grande oportunidade, porque sempre ansiei pelo verdadeiro dever de criar grandes valores na sociedade. O maçom é um líder, não é um homem subserviente, o maçom precisa comandar a sociedade, tornar feliz a humanidade. Temos que criar grandes homens. Homens de ética, homens de moral, que comandem a sociedade de forma positiva, não apenas com palavras, mas sim com exemplos, com postura, com respeito, com cidadania, com educação, que efetivamente trabalhem em favor da melhora da sociedade”, defende o Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia.

O Primeiro Vice-Presidente do Venerável Colégio, Ernesto Von Planckenstein Quissak, fala aos irmãos durante o Venerável Colégio do mês de outubro

As reuniões do Venerável Colégio ocorreram quase sempre no Templo Nobre da Glesp. A primeira aconteceu no dia 11 de agosto, sob o tema provocativo e profundamente reflexivo “Maçonaria Escalafobética: o que é a atual Maçonaria?” O encontro contou com a expressiva presença de mais de 180 Veneráveis Mestres e Mestres Instalados.

Já no dia 9 de setembro, o Venerável Colégio comemorou 75 anos de existência, e a segunda reunião da atual administração reuniu 186 irmãos e contou, ainda, com a participação do Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad. O tema central foi “Maçonaria: Razão de Kant ou de Maquiavel?” e propôs uma reflexão profunda sobre os fundamentos éticos e filosóficos que orientam a atuação do maçom na sociedade contemporânea.

“Nas primeiras sessões, abordei questões filosóficas preponderantes para o fortalecimento mental e para o ‘cogitar em abstrato’, algo difícil de se fazer em um mundo materialista de hoje, mas precisamos fazer isso porque a realidade é muito mais do que essa matéria que vemos aqui. Materialmente, não precisamos fazer esforço porque o nosso instinto animal já sabe como sobreviver, e vencer as paixões e submeter as vontades é transcender essa animalidade que temos. Portanto, é algo que precisa dedicação”, comenta o GMA Cesar Augusto. “Essa é a razão da existência da Maçonaria. Convivemos semanalmente, na loja, porque lá vamos acostumando o cérebro a agir de maneira correta, moldando o nosso comportamento, e aí sim nos transformamos em exemplo na sociedade”, conclui.

A terceira sessão de 2025 do Venerável Colégio ocorreu no dia 8 de outubro. Cerca de 130 Veneráveis Mestres e Mestres Instalados participaram do evento, que teve como tema “Dogma: A Maçonaria Admite?” O debate se desenvolveu de forma ampla e enriquecedora, conduzindo os presentes a uma meditação sobre os limites entre a liberdade de pensamento e as verdades inquestionáveis que moldam os valores da Ordem.

Irmãos se confraternizam após a sessão do Venerável Colégio de novembro

“Como o Venerável Mestre é um formador de líderes, porque tem sob sua responsabilidade, em loja, que é a célula mater da Maçonaria, Aprendizes, Companheiros e Mestres novos, precisa saber conduzir de forma didática, ética e com a sã moral maçônica, não com a moral flexível da sociedade. Isso precisa ser exercitado no Venerável Colégio”, diz o Grão-Mestre Adjunto da Glesp.

No dia 13 de novembro, dessa vez no Auditório do Palácio Maçônico Francisco Rorato, que recebeu a participação de 112 irmãos, ocorreu a quarta sessão do Venerável Colégio da atual administração. O evento teve como tema central o debate filosófico e reflexivo acerca de três grandes correntes de pensamento que abordam a origem e o desenvolvimento da vida e do universo: o Criacionismo, o Evolucionismo e a chamada terceira via, conhecida como Evolucionismo da Sempre Existência.

Finalizando as sessões de 2025, o Venerável Colégio se reuniu no dia 12 de dezembro, novamente no Templo Nobre da Glesp. Na ocasião, foram tratados dois temas. O primeiro que entrou em pauta foi “Átrio: Atividades Preparatórias para adentrar ao Templo antes da Sessão”. Já o segundo tema foi intitulado “O Livre-Arbítrio Existe?”

“Uma outra característica que estamos implementando no Venerável Colégio é dar voz aos irmãos, precisamos conversar, em todos os sentidos, sobre o ponto de vista ritualístico, litúrgico, administrativo, o que for necessário. Obviamente, temos uma plêiade de Grandes Secretarias que pode atender a essas indagações, mas o canal de comunicação direta com a Glesp é o Venerável Colégio. É uma via de duas mãos, porque provoco os irmãos para que efetivamente deem uma resposta e, saindo da zona de conforto, possam pensar a loja, pensar a Maçonaria, de maneira mais elevada, e, aí sim, fazer proposições para que a Glesp também melhore e se aprimore”, finaliza o Grão-Mestre Adjunto Cesar Augusto Garcia.

Em dezembro, os debates ocorreram acerca dos temas “Átrio: Atividades Preparatórias para adentrar ao Templo antes da Sessão” e “O Livre-Arbítrio Existe?”

Fotos: Grande Secretaria das Comunicações


Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Novembro/Dezembro 2025

Meus queridos irmãos, Chegamos a mais um Natal, o primeiro da nossa segunda administração. E chegamos plenos de esperança em tudo aquilo que desejamos fazer nessa nova administração, a qual, como já foi dito anteriormente, está completa, formada por irmãos extremamente capacitados. Mas, atendo-se ao período natalino, época que evoca um tempo de paz, essa paz que os irmãos têm procurado, essa paz que o....

Continue lendo