Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre – Setembro/Outubro 2025

Meus queridos irmãos,

Tivemos, no dia 20 de setembro, a primeira Assembleia Geral do nosso segundo mandato, durante a qual a principal novidade foi a realização de um desejo antigo, de uma ideia administrativa nossa, ou seja, um Poder Legislativo mais presente e participativo, o que não havia ocorrido no primeiro mandato justamente devido à ausência do Poder Legislativo na administração.

Agora, logo no início da administração 2025-2028, já conseguimos colocar algumas demandas na pauta de votação, em função de diversas solicitações das lojas para que fizéssemos ajustes em nossa Constituição. Referente a essa questão, votamos a nova normatização dos ritos existentes na Glesp, bem como a relação e o reconhecimento da Potência com mais Ordens Colaterais que não estavam presentes na Constituição. Isso foi necessário para que haja, principalmente no futuro, uma regulamentação. Basicamente, as Leis são inseridas na Constituição e, posteriormente, o Regulamento Geral as rege. É importante lembrar que o Poder Legislativo é o legítimo representante das lojas. Na Assembleia Geral, o Venerável Mestre de cada oficina da jurisdição tem direito a voto e, portanto, representa o Poder Legislativo.

Ainda em relação à Assembleia Geral, continuaremos neste segundo mandato com a arrecadação da Bolsa de Beneficência via PIX. Uma iniciativa implementada na nossa primeira gestão e que deu certo, pois o volume arrecadado é, literalmente, 10 vezes maior. Atualmente, a participação da nossa Comissão de Benemerência é muito grande, principalmente em volume destinado à ajuda financeira dos irmãos. Estamos estimando que chegaremos a mais de R$ 300 mil ao ano em ajuda aos irmãos, totalizando cerca de R$ 1 milhão durante toda a nossa segunda gestão. Estudamos maneiras de aumentar essa arrecadação sem onerar muito os irmãos da jurisdição.

Estamos, também, implementando todo o nosso plano estratégico para o segundo mandato. As nossas Grandes Secretarias estão plenamente capacitarias e preenchidas por irmãos participativos, que entendem dos assuntos tratados nesses departamentos, o que certamente dará respostas mais eficientes às demandas dos obreiros da Glesp. Podemos citar como exemplos a Grande Secretaria das Comunicações, que criou um canal para recebimento de notícias que acontecem nas lojas, mas o volume está sendo tão grande que agora estamos estudando uma maneira de divulgar esses eventos importantes da jurisdição; e a Grande Secretaria da Cultura, que tem organizado diversas ações culturais, como espetáculos de teatro. Até o fim do ano, iremos organizar reuniões com todos os Grandes Secretários, durante as quais cada um deles irá apresentar o plano estratégico para a sua pasta.

Além disso, a Grande Hospitalaria está passando por um processo de informatização e modernização, contando, inclusive, com uma nova funcionária para atendimento dos irmãos e levantamentos estatísticos. Também estamos criando um novo programa para a distribuição espontânea de medicamentos, mas já há estudos para a abertura da farmácia popular da Glesp, que era um projeto nosso e agora temos a autorização do Ministério da Saúde. Dessa forma, a nossa assistência aos irmãos, em termos de medicação, irá aumentar bastante, beneficiando praticamente todo o estado.

Enfim, iniciamos o nosso segundo mandato a todo vapor, trabalhando intensamente, contando com o apoio de todos os membros da nova administração para o crescimento, fortalecimento e modernização da Glesp.

Fraternalmente,

Grão-Mestre Jorge Anysio Haddad