A Loja Joaquim Gonçalves Ledo, 303, Oriente de Guarujá, sob o malhete do Venerável Mestre Carlos Alberto Tavares Lima, celebrou no dia 26 de novembro uma emocionante sessão de homenagens, intitulada Noite da Gratidão. Não se tratou apenas de um evento, mas sim de verdadeiro testemunho da força da fraternidade e da solidariedade que une a família Luesch e todos aqueles que a apoiaram ao longo dos anos, destacando o poder da união em tempos de adversidade.
Em 2005, Ytamar Nascimento Luesch foi assassinado durante um assalto no Oriente de Guarujá, onde iria passar o feriado de Carnaval com os familiares. Na ocasião, a família recebeu total apoio de irmãos da Baixada Santista nos trâmites burocráticos e demais providências para conseguir realizar o velório do falecido em São José dos Campos, onde morava. O cunhado de Ytamar, o irmão Sérgio Corrêa da Silva, recorreu aos obreiros da Loja Guardiões da Nova Geração, 510, da qual era membro (hoje, faz parte do quadro da Loja Voluntários da Pátria, 137), para que entrassem em contato com maçons que pudessem auxiliar a família no Guarujá, naquele momento triste e difícil. Por intermédio do irmão Arthur Armendro Neto, obreiro da Loja Alcides do Valle e Silva, 174, recebeu a notícia de que a ajuda estava a caminho.
Foi quando o irmão Leonel Gonçalves Costa emergiu como um farol de esperança e apoio, liderando com prontidão as ações que ampararam a família em sua dor. Junto a ele, os irmãos Guillermo Bahamonde Manso e Jorge Gomes Costelão, o qual fez um gesto tocante ao ceder um terno para vestir o falecido. Dessa forma, os citados irmãos, obreiros da Loja Joaquim Gonçalves Ledo, 303, mostraram que a fraternidade maçônica transcende palavras – ela se traduz em ações concretas e significativas.
A Sessão Magna “Noite da Gratidão” contou com comitivas de diversas lojas, inclusive do Oriente de São Paulo. Durante o evento, os discursos foram um verdadeiro deleite para os corações presentes, com a Sra. Ednéa Auxiliadora Luesch, viúva de Ytamar, compartilhando sua inspiradora jornada de superação. A sua mudança para os Estados
Unidos, onde enfrentou desafios imensos para criar seus filhos, é um exemplo vivo de resiliência. O reconhecimento que Sra. Ednéa expressou aos irmãos que a apoiaram – Sérgio Corrêa da Silva, Arthur Armendro Neto, Carlos Alberto Tavares Lima e muitos outros – serve como um poderoso lembrete de que, em momentos de crise, a solidariedade pode fazer toda a diferença.
A noite também foi marcada por honrarias significativas, como a emocionante homenagem aos 35 anos de vida maçônica dos irmãos Vagner Lino de Freitas (Delegado do 2º Distrito da 8ª Região) e Leonel Gonçalves Costa, que também recebeu, juntamente com a Loja Joaquim Gonçalves Ledo, 303, uma placa de agradecimento pelo apoio dado à família Luesch.
Ainda durante a sessão, o Delegado da 8ª Região, Guillermo Bahamonde Manso, solicitou ao Delegado do 9º Distrito, Adriano Oliveira Leal, a leitura da prancha de agradecimento enviada pela Loja Guardiões da Nova Geração, 510, logo após o ocorrido em 2005, que rememorou os eventos em um testemunho duradouro da solidariedade demonstrada por tantos.
(Fotos: Irmão Marcos Ferreira – L. 850)
Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre Novembro/Dezembro 2024
Meus irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, Estamos chegando ao final de mais um ano, 2024 está se acabando. Neste ano, repleto de realizações, coube-me um presente maior, uma dádiva: ganhei meu neto, o Isac. É um renascimento, é mais um filho, o que significa mais amor, mais dedicação e, principalmente, mais um membro em nossa família. A Glesp também cresceu muito no ano de 2024,....
Continue lendo