A Loja Prudente de Moraes, 5, Oriente de São Paulo, realizou uma Sessão Aberta, no dia 4 de novembro, em comemoração aos 129 anos de sua fundação. Para a ocasião, o Venerável Mestre Marcus Cacais convidou o professor de História Valter Augusto Fernandes para realizar uma palestra sobre a biografia de Prudente de Mores.
Diversas autoridades maçônicas prestigiaram o evento, entre elas, o Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, que conduziu os trabalhos da noite, abrilhantada pela presença dos irmãos do quadro, convidados, amigos e familiares.
Formado em Licenciatura Plena em História, mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo e professor do Colégio Claretiano, Valter Augusto Fernandes destacou a ascensão política de Prudente de Moraes. Formado em direito pela USP (Largo São Francisco), o futuro Presidente da República se destacou como antimonarquista e abolicionista, iniciou na vida púbica como vereador e deputado e, posteriormente, atuou na transição do Império para a República.
Ainda durante sua palestra, o professor disse que Prudente de Moraes foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, em 1890, e teve um papel decisivo na elaboração da primeira constituição da república. Foi eleito indiretamente o primeiro presidente civil do Brasil, em 15 de novembro de 1894, e é lembrado até hoje como um homem que destacava a importância da ética e da transparência e pelo seu compromisso com a justiça.
Ao final da sessão, o Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad informou aos presentes que a Glesp possui mais de 23 mil obreiros, distribuídos em quase 800 lojas, e que mais de 200 Apaes no estado de São Paulo são administradas por membros da Potência paulista. O principal dignitário da Glesp agradeceu o convite, destacou a importância de se conhecer a história do Brasil e da Maçonaria e concluiu comentando que a Ordem é uma escola moral.
Em seguida, o Venerável Mestre Marcus Cacais presenteou o Sereníssimo com uma placa comemorativa alusiva ao evento e recebeu dele uma taça de bronze da Glesp. O palestrante convidado também foi homenageado com uma placa de agradecimento.
“Ao comemorarmos esta data tão importante, reforçamos nosso compromisso com os valores da fraternidade, da solidariedade e do conhecimento, resgatando e relembrando a nossa história e homenageando nosso patrono. A Maçonaria continua sendo uma luz orientadora em tempos de incerteza, mostrando que o caminho para um futuro melhor passa pelo entendimento profundo do ser humano e pela ação consciente em prol da coletividade”, finaliza o Venerável Mestre Cacais.
Fundada em 3 de novembro de 1895, a Loja Prudente de Moraes, 5, participou da fundação da Glesp, em 1927. Das 16 lojas fundadoras da Potência paulista, a Prudente de Morais é a mais antiga e a única que permaneceu ativa durante os 99 anos da Glesp e os 129 anos de sua fundação.
Do seu quadro de obreiros, três se tornaram Grão-Mestres eleitos: Alcides do Valle Silva (duas gestões), Francisco Rorato (três gestões) e Washinton Pelúcio (duas gestões). Em reconhecimento, a Glesp concedeu à Loja Prudente de Moraes, 5, os títulos de Benemérita (1928), Grande Benemérita (1944) e Grande Benfeitora (1964).
Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre Novembro/Dezembro 2024
Meus irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, Estamos chegando ao final de mais um ano, 2024 está se acabando. Neste ano, repleto de realizações, coube-me um presente maior, uma dádiva: ganhei meu neto, o Isac. É um renascimento, é mais um filho, o que significa mais amor, mais dedicação e, principalmente, mais um membro em nossa família. A Glesp também cresceu muito no ano de 2024,....
Continue lendo