No dia 16 de dezembro, os maçons sob a jurisdição da Glesp se reuniram no Teatro Liberdade para a realização da última Assembleia Geral de 2023. Durante o evento, as pautas apresentadas pelas diversas comissões da Instituição foram votadas pelos representantes das lojas em clima de união e fraternidade.
Além do Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, que conduziu a Assembleia Deliberativa; e o Eminente Grão-Mestre Adjunto Joaquim Domingues Filho, no comando da Assembleia Legislativa; diversos membros da administração prestigiaram o evento, entre eles, os Past Grão-Mestres Salim Zugaib, Francisco Gomes e Ronaldo Fernandes; os Past Grão-Mestres Adjuntos José Renato e Antonio Carlos de Souza; o Grande Secretário das Relações Interiores, Wilmer Bucheb; o Grande Secretário das Relações Exteriores, Vlamir Camargo Barbeiro, e o Grande Tesoureiro, Claudio do Nascimento.
No sistema da Glesp, foram registradas as presenças de 409 irmãos, sendo 92 membros da administração, 20 Grandes Representantes de outras Potências junto à Glesp, 89 visitantes e 228 representantes de lojas.
Os irmãos agraciados com o Título de Maçom Provecto, após 50 anos dedicados à Ordem, e que estavam presentes na Assembleia Geral receberam os respectivos diplomas e medalhas. Foram homenageados os irmãos Antonio Carlos Caruso, Past Grão-Mestre Adjunto e obreiro da Loja Fé, Equilíbrio e Luz, 270, Oriente de São Paulo; Davis Gonçalves Pires Hauck, da Loja Fraternidade de Utinga, 176, Oriente de Santo André; e Eribert Justo, membro Loja Francisco Rorato, 261, Oriente de Santos. Também foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito ao irmão Cilson Teixeira, em reconhecimento aos 22 anos de trabalho na Secretaria Geral da Glesp, departamento do qual se desligou recentemente.
Chá das Acácias
Durante a Assembleia Geral, as cunhadas se reuniram no Saguão Nobre do Palácio Maçônico Francisco Rorato para a realização do Chá das Acácias, que a partir desta edição passou a ter, também, uma finalidade benemerente. As cerca de 100 cunhadas que participaram do evento arrecadaram 3.560 unidades de absorventes para higiene íntima, que serão doados para a instituição Sobre Nós, que atende mulheres de um bairro no Oriente de Araraquara, proporcionando-lhes a dignidade menstrual.
Ainda naquela oportunidade, a organizadora do Chá das Acácias, a cunhada Renata Mascioli Haddad, esposa do Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad, fez uma contação de história baseada no livro A cidade dos carregadores de pedras, de Sandra Branco.
“Em relação ao ano de 2023, o balanço do evento é positivo. Temos recebido várias cunhadas que não conheciam a Glesp, que não tinham essa interatividade. O Chá das Acácias está unindo mais as cunhadas, alguns clubes das acácias estão sendo reativados, trabalhando mais em prol da comunidade em que as lojas atuam”, lembra a cunhada Renata. “Em março, iremos arrecadar creme dental e sabonete para uma instituição de Barueri, conforme orientamos no nosso últimos encontro. Com o novo aplicativo, a Glesp mantém uma melhor e mais ativa comunicação com as lojas, então ficou mais fácil enviar o convite para o evento. É importante que a cunhada que irá participar do Chá das Acácias confirme sua presença, para podermos organizar melhor o encontro, que é patrocinado pela Glesp”, finaliza Renata.
Editorial Sereníssimo Grão-Mestre Janeiro/Fevereiro 2024
Finalizamos recentemente o 1º Concurso de Artigos Acadêmicos para Mestres Maçons, promovido pela Grande Secretaria de Cultura da Glesp, sob a coordenação do irmão Samir Cury, e pela Loja de Pesquisas Quatuor Coronati São Paulo Nº 333. Os trabalhos mais bem avaliados serão inseridos na revista anual Ars Regum, publicação bilíngue (português/inglês) da citada Loja de Pesquisa, distribuída em formato digital em nível mundial. No....
Continue lendo