A última Assembleia Geral Legislativa e Deliberativa do ano de 2024 ocorreu no dia 21 de dezembro, no Teatro Liberdade, e recebeu a presença de 377 irmãos, sendo 184 representantes de lojas, 131 membros da administração, 31 Grandes Representantes de outras Potências perante a Glesp e 31 visitantes.

O evento também serviu para a divulgação de uma causa nobre: a doação de medula óssea. Na ocasião, o Grão-Mestre Jorge Haddad apresentou um novo projeto que está em implementação na Glesp: o Sinal de Vida. Trata-se de um programa para incentivar a doação de medula óssea, o qual contará com a coordenação da Dra. Sergia Haddad, irmã do Sereníssimo, e do irmão e médico hematologista e oncologista Dr. Bonfá. A intenção é engajar toda a família maçônica, os irmãos e membros de entidades paramaçônicas nesse ato de solidariedade, ajudando a salvar vidas e a devolver a qualidade de vida a pacientes com diversos tipos de doenças.
A Assembleia Geral seguiu seus trâmites normalmente, em clima de confraternização e paz. Os irmãos votaram os pareceres sobre Estatutos de Loja (Comissão Permanente Leis) e a concessão de Cartas Constitutivas Definitivas e de Títulos de Maçom Provecto e de Maçom Emérito (Comissão de Assuntos Gerais).
Dentre os 10 obreiros agraciados com o Título de Maçom Provecto, em decorrência dos 50 anos de Maçonaria, quatro deles participavam da Assembleia Geral e receberam as devidas homenagens dos demais presentes. Foram eles: José Augusto Bonfiglioli, da Loja Castro Alves, 86, Oriente de São Paulo; José Caetano, da Loja Progresso de Santa Fé, 89, Oriente de Santa Fé do Sul; José Silvio Laursen, da Loja Trinta de Dezembro, 250, Oriente de Mogi Guaçu; e Clovis Sundfeld, da Loja Brasiliense, 394, Oriente de Américo Brasiliense.
A situação atual da Glesp
Ainda durante a sessão, o Sereníssimo Grão-Mestre Jorge Haddad fez uma apresentação da atual situação da Glesp, discorrendo sobre os avanços da instituição ao longo do seu mandato. Entre os diversos tópicos abordados, o principal dignitário da Potência Maçônica falou sobre o incremento de eventos maçônicos realizados, foram oito Chá das Acácias, promovendo a integração e valorização das cunhadas; e nove concertos da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, difundindo a cultura e a boa música em diversas regiões do estado.
Ressaltou, ainda, o processo de modernização do setor de TI da Glesp, com o lançamento do novo aplicativo, a automação da Secretaria Geral, o novo site institucional da Glesp e o site da revista A Verdade em Destaque, que apresenta a versão on-line da publicação, facilitando o acesso e a leitura para os irmãos, os quais podem, ainda, fazer o download de todas as revistas disponíveis no acervo, através do site da Glesp.


Em relação à Educação Maçônica, a apresentação destacou o programa de Mentoria, implantado nas 37 Regiões Maçônicas, com apresentações presenciais em diversas lojas; e a EAD disponível no aplicativo da Glesp, com curso para formação de mentores e emissão de 480 certificados; além de vídeos instrutivos com aulas sobre os três Graus do REAA e outros conteúdos.
O Sereníssimo mencionou também o fortalecimento da Grande Hospitalaria e da filantropia, com diversas ações que proporcionaram o engajamento dos irmãos e a solidariedade, o apoio a diversas instituições, como Apaes e creches; e atuações em situações de emergência, como, por exemplo, o socorro prestado à população atingida pelas chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo e o Rio Grande do Sul.
Chá das Acácias
Realizado no Auditório da Glesp, o Chá das Acácias de dezembro contou com a presença de 100 cunhadas. Na ocasião, ocorreu a apresentação das ordens paramaçônicas que contam com a participação de integrantes do sexo feminino em seus quadros.
A Ordem da Estrela do Oriente foi apresentada pela Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Gislaine Maria Ribeiro da Silva de Magalhães. Explanou sobre a Ordem Internacional do Arco-íris para Garotas a Grande Ilustre Preceptora da Grande Assembleia Jurisdicional de São Paulo, Sophia Falcão. Já a Ordem Filhas de Jó Internacional foi apresentada pela Past Honorável Rainha, Larissa Mancuso. E explicou sobre a Ordem Promessas (Pledge) a cunhada Vilma de Castro Barbosa Siviero. Todas as ordens citadas contaram com comitivas e respectivas autoridades.


“A ideia do Chá das Acácias surgiu quando o Jorge foi eleito, com o intuito de reunir os Veneráveis Mestres e suas esposas. Então, ele propôs que o evento fosse feito no dia da Assembleia Geral, para recebermos as cunhadas que gostariam de acompanhar os maridos. E assim fizemos o convite para o primeiro Chá das Acácias, que teve uma adesão pequena, porque em muitos lugares a divulgação não foi eficiente, também houve pouco tempo para fazer isso.
Mas à medida que o Chá das Acácias foi acontecendo, a adesão foi aumentando, e hoje temos uma participação de mais de 100 pessoas”, comenta a cunhada Renata Mascioli Haddad, esposa do Grão-Mestre Jorge Haddad. “O objetivo do Chá das Acácias é reunir, é a gente também se sentir pertencente à Maçonaria, como família, e levar esse propósito de as cunhadas estarem junto aos seus maridos, nas lojas maçônicas, nos trabalhos de benemerência à sociedade, fortalecendo o maçom para que ele caminhe na ampliação de seu conhecimento maçônico, porque o intuito da Maçonaria é lapidar a pedra bruta, e a família estando junto, essa lapidação se potencializa”, finaliza a cunhada Renata.
O Chá das Acácias de dezembro arrecadou temperos secos e roupas masculinas, que foram doados para o Grupo Esperança e Amor (GEA), do qual o Grande Hospitaleiro Milton Luiz é um dos dirigentes.

Editorial do Sereníssimo Grão-Mestre Janeiro/Fevereiro 2025

Nesta particular ocasião, convido os irmãos a refletirem sobre este momento de transição, em que se delineia a escolha do futuro gestor da nossa Venerável Instituição. A responsabilidade que repousa sobre nossos ombros transcende o simples ato de votar. É um chamado à maturidade institucional, à introspecção profunda sobre o caminho mais virtuoso e a alternativa mais sábia para assegurarmos o contínuo progresso de nossa....
Continue lendo